A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24), a Medida Provisória 1301/25, que trata do programa “Agora Tem Especialistas”. A proposta promove parcerias com hospitais privados para acelerar o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com médicos de diversas especialidades.
O presidente da Comissão Mista que analisou a proposta, deputado federal Yury do Paredão (MDB), celebrou a aprovação durante discurso no Plenário, destacando que é um dia histórico para a saúde pública. “O SUS é, sem dúvidas, a maior expressão de uma política social que assegura diariamente não apenas o atendimento médico, mas também a dignidade à população brasileira”.
O parlamentar ainda ressaltou que “o Programa vai contemplar milhões de brasileiros e tem o potencial de reduzir significativamente as filas de espera, promovendo dignidade no acesso aos serviços de saúde”, complementou Yury.
Entre as medidas previstas no programa estão a realização de mutirões, a utilização de unidades móveis de saúde, a compra de veículos para transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde.
“Este programa representa uma iniciativa estratégica e inovadora que visa integrar o SUS à iniciativa privada, ampliando a oferta de especialistas e proporcionando maior eficácia e qualidade no atendimento à população”, disse o deputado.
Yury do Paredão também parabenizou o presidente Lula e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela criação do Programa e reiterou a todos os parlamentares a necessidade de manter o compromisso com um SUS fortalecido, capaz de atender às demandas do povo brasileiro com excelência e justiça social.
O primeiro mutirão ocorreu no último dia 13 de setembro, e realizou cerca de 29 mil serviços de saúde em 45 hospitais universitários federais de todas as regiões do país.
Deixe um comentário