Articulação de Guimarães acelera obras na UFCA em Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, se reuniu nesta quarta-feira (20), em Brasília, com o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Silvério Freitas. O encontro, realizado na liderança do governo em Brasília, teve como pauta a destinação de recursos já assegurados pelo parlamentar e que estão sendo aplicados em obras estruturantes da instituição.

De acordo com o reitor, Guimarães é o deputado que mais contribuiu, ao longo dos anos, com a consolidação e a expansão da UFCA. Na reunião, o reitor apresentou o andamento de projetos que só foram possíveis graças às articulações do parlamentar junto ao governo federal.

Obras em andamento

No campus do Crato, está em fase de execução a construção de um hospital veterinário — uma reivindicação histórica da comunidade acadêmica e da região — além de um auditório com capacidade para mais de 300 pessoas.

Em Juazeiro do Norte, seguem as obras de um novo bloco acadêmico, da biblioteca e do restaurante universitário, equipamentos fundamentais para ampliar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Em Icó, Guimarães articula para acelerar a instalação do campus universitário. O deputado esteve no município, ao lado da então prefeita Laís Nunes, no lançamento da pedra fundamental do campus, que deverá abrigar dois cursos de graduação, reforçando o papel da universidade como vetor de desenvolvimento para o Centro-Sul cearense.

Expansão em Barbalha e Brejo Santo

Outro ponto debatido foi a ampliação da atuação da UFCA em Barbalha, com novos cursos na área da saúde, alinhados às demandas locais e regionais. Já em Brejo Santo, as ações se concentram no fortalecimento da licenciatura, ampliando a oferta de oportunidades para formação de professores e consolidando a presença da instituição no Cariri Oriental.

Educação como prioridade

Para Guimarães, investir na UFCA é investir no futuro da juventude e no desenvolvimento do interior do Ceará. “A UFCA é um patrimônio do povo do Cariri e do Ceará. Cada recurso conquistado, cada obra iniciada, é a garantia de que estamos criando oportunidades, fortalecendo a educação pública e estimulando o desenvolvimento regional”, destacou o parlamentar.


2 respostas para “Articulação de Guimarães acelera obras na UFCA em Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó”

  1. Rafael Lira

    Bom dia!!! Só uma correção: A Prefeita de Icó é Aurineide Amaro e não Laís Nunes!

  2. João Marcelo

    Bom dia, Rafael! O lançamento da pedra fundamental do campus Icó ocorreu em 2024 e, por isso, no texto consta “da ENTÃO prefeita Laís Nunes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos