Operação prende suspeitos de fraudes licitatórias em 20 municípios do Ceará

Por Agência News Cariri

Cinco pessoas foram presas, nesta terça-feira (12), pela Operação “Fagos”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). As investigações apontam para uma organização criminosa suspeita de fraude nas licitações em 20 cidades cearenses.

O grupo agia para que cooperativas fossem contratadas, tendo, por alvos, agentes públicos e diversos empresários. As fraudes ocorriam porque os envolvidos controlavam as cooperativas que competiam entre si, prestando serviços de saúde. Além disso, os preços dos serviços eram ampliados, e o dinheiro, dividido entre os envolvidos.

Os suspeitos são investigados por crimes de lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa e delitos contra a administração pública. Na operação, celulares, computadores e documentos foram apreendidos, além de terem sido bloqueados os sigilos bancário e telemático dos envolvidos, bem como o bloqueio de bens.

De acordo com o MP, os crimes de fraude foram cometidos nas cidades de Acopiara, Aracoiaba, Boa Viagem, Brejo Santo, Crateús, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Jucás, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Quixeramobim, Salitre, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Tururu e Umirim.

Os valores movimentados giram em torno de R$ 180 milhões. A operação recebeu o apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com a execução do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).