Operação da PF apreende celulares importados ilegalmente em Crato e Fortaleza

Por Agência News Cariri

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (8), a Operação Lex Mercatoria, em parceria com a Receita Federal do Brasil.

A finalidade dessa operação é combater o comércio e importação ilegal de celulares e objetos eletrônicos. Cerca de 23 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, uma delas em Crato, na região do Cariri, e as demais na capital do estado, Fortaleza.

Segundo as informações, os investigados faziam a comercialização dos celulares pelas redes sociais, importando os produtos de forma clandestina e sem a comprovação com nota fiscal ou pagamento de tributos.

Os suspeitos realizavam as entregas dos equipamentos eletrônicos em praças de alimentação e shoppings, e divulgavam as transações como forma de atrair novos clientes e enfraquecer a concorrência das empresas oficiais.

Todo o material apreendido foi remetido à Receita Federal. Os possíveis envolvidos podem pegar até 4 anos de prisão e multa, por crime de descaminho qualificado. A operação segue em andamento, para detalhar a participação dos suspeitos e a identificação de mais pessoas no esquema.