O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, anunciou nesta terça-feira (14) a proposta de criação de um selo de acurácia eleitoral para reconhecer os institutos de pesquisa que apresentarem maior precisão nos resultados das eleições.
A proposta foi apresentada durante uma reunião com representantes de 16 institutos de pesquisa. Segundo o ministro, a iniciativa pretende incentivar o aperfeiçoamento das metodologias utilizadas nos levantamentos eleitorais e valorizar as empresas que demonstrarem maior confiabilidade em suas projeções.
Os institutos terão até a próxima sexta-feira (17) para enviar sugestões sobre os critérios da premiação. As contribuições serão analisadas pelo TSE antes da definição das regras que irão estabelecer quais pesquisas terão melhor desempenho em cada ciclo eleitoral.
Ao anunciar a medida, Nunes Marques afirmou que as pesquisas exercem papel relevante no debate público e influenciam a compreensão do cenário político pelos eleitores. Para ele, reconhecer os institutos com maior índice de acerto fortalece a credibilidade das pesquisas e estimula a evolução das técnicas de coleta e análise de dados.
O anúncio ocorre após a suspensão da divulgação de uma pesquisa do Instituto AtlasIntel, determinada pelo próprio presidente do TSE e ainda em julgamento no plenário da Corte. O caso motivou o diálogo entre a Justiça Eleitoral e os institutos de pesquisa para discutir critérios e aperfeiçoar a transparência dos levantamentos eleitorais.








Deixe um comentário