Fila do INSS atinge menor nível em 21 meses e tempo de espera diminui

A fila de requerimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) caiu para 1,8 milhão de pedidos em junho, o menor patamar registrado nos últimos 21 meses. Os dados foram apresentados durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e apontam uma redução no número de processos pendentes, além da diminuição do tempo de espera para análise dos benefícios.

Do total de solicitações, 825 mil estão em análise há menos de 45 dias, enquanto 555 mil aguardam resposta há mais de 45 dias. Outros 451 mil processos dependem do envio de documentos ou informações complementares pelos próprios segurados. Atualmente, o tempo médio para conclusão da análise de um requerimento é de 50 dias.

Segundo o INSS, a melhora é resultado de medidas adotadas para acelerar o atendimento, como a ampliação dos mutirões de perícia e avaliação social, a nomeação de 300 novos analistas e 500 peritos médicos federais, a expansão da telemedicina por meio da Perícia Conectada e o uso do Atestmed para análise documental de pedidos de benefício por incapacidade.

O instituto também informou que vem registrando aumento no número de benefícios concedidos. A média atual é de 700 mil aprovações por mês, sendo que, em março deste ano, foi alcançado o maior volume da série histórica, com 890 mil benefícios liberados.

Outro indicador que apresentou melhora foi o número de reclamações por demora na análise dos pedidos. Entre janeiro e maio de 2026, as queixas registradas na Ouvidoria do INSS caíram 44%, passando de 14.491 para 8.047 registros, refletindo a redução dos prazos e o avanço no processamento dos requerimentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos