A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e uso de lotes de medicamentos utilizados no tratamento de hipertensão arterial e câncer de mama. A medida foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União e tem como objetivo garantir a segurança dos pacientes.
Entre os produtos afetados está o medicamento Halaven (mesilato de eribulina), indicado para tratamento de câncer de mama. O lote 148386 foi recolhido voluntariamente pela fabricante United Medical Ltda após a identificação de um desvio de qualidade relacionado à concentração do princípio ativo, que estaria abaixo do padrão aprovado.
A Anvisa também suspendeu nove lotes do medicamento maleato de enalapril 20 mg, produzido pela Hipolabor Farmacêutica Ltda e utilizado no controle da pressão alta e insuficiência cardíaca. Segundo o órgão, foi identificado um erro nas embalagens, que indicavam a dosagem de 10 mg em vez da concentração correta de 20 mg.
Além dessas medidas, a agência determinou o recolhimento de um lote de Água para Infusão produzido pela Fresenius Kabi Brasil, após resultados insatisfatórios em testes de qualidade realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. Também foi proibida a fabricação, comercialização e uso das cápsulas de óleo de pequi da empresa R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda, por falta de registro e autorização de funcionamento.
Pacientes que possuam os medicamentos suspensos devem interromper imediatamente o uso e procurar orientação médica ou farmacêutica. A Anvisa também recomenda que os consumidores entrem em contato com os serviços de atendimento das empresas fabricantes para obter informações sobre substituição ou recolhimento dos produtos.










Deixe um comentário