Setor de serviços cresce 2,8% em 2025 e registra quinto ano seguido de expansão

O setor de serviços encerrou 2025 com crescimento de 2,8%, registrando o quinto ano consecutivo de alta, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (12). Apesar da queda de 0,4% de novembro para dezembro, o desempenho anual manteve o ritmo positivo.

Com o resultado de dezembro, o setor ficou 0,4% abaixo do pico histórico registrado em novembro de 2025 e 19,6% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. A média móvel trimestral permaneceu estável (0%) em relação ao trimestre encerrado em novembro, indicando manutenção do patamar elevado.

Ao longo de 2025, apenas janeiro (-0,3%) e dezembro apresentaram retração na comparação mensal. Mesmo com a expansão, o resultado foi o mais moderado desde a retomada pós-pandemia. Nos últimos cinco anos, o setor acumula crescimento de 31%, com destaque para tecnologia da informação (84,4%), serviços técnico-profissionais (59,8%) e transporte terrestre (43,5%).

Entre as cinco grandes atividades pesquisadas, quatro tiveram desempenho positivo em 2025: informação e comunicação (5,5%), serviços profissionais e administrativos (2,6%) e transportes (2,3%). Apenas o grupo de outros serviços registrou leve queda (-0,5%). No total, 53,6% dos 166 segmentos pesquisados fecharam o ano em alta.

Os principais impulsionadores do crescimento foram portais e serviços de conteúdo na internet, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário de cargas, publicidade e desenvolvimento de softwares. Para o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, a retração de dezembro não indica mudança de tendência, já que o setor segue operando em nível elevado.

Com informações do IBGE e da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos