A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), por meio do Núcleo de Endemias, realizará, de 26 a 30 de janeiro, uma Semana de Mobilização dedicada ao combate às arboviroses. A programação incluirá panfletagem e orientações educativas junto à população sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As atividades se concentrarão nas redondezas dos principais templos religiosos mais visitados da cidade, sendo eles: Basílica de Nossa Senhora das Dores, Santuário de São Francisco das Chagas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Salesianos), Capela do Socorro e Horto do Padre Cícero.
O objetivo central da ação é conscientizar e engajar a população sobre a importância da prevenção das arboviroses, especialmente neste período chuvoso, quando os cuidados com o acúmulo de água parada devem ser redobrados. A concentração das atividades nos templos religiosos também é uma estratégia para ampliar o alcance das orientações, contemplando romeiros e visitantes que vêm à cidade durante o período da Romaria de Candeias, incentivando-os a adotar, igualmente, os cuidados necessários.
Embora tratáveis, as arboviroses podem ser fatais e deixar sequelas, sobretudo em públicos de risco, como gestantes, idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. No caso das gestantes, por exemplo, o vírus da zika pode provocar aborto espontâneo, má-formação fetal, como a microcefalia, ou até mesmo o óbito do bebê.
A programação completa pode ser conferida abaixo:
Segunda-feira (26/01): Basílica de Nossa Senhora das Dores
Terça-feira (27/01): Santuário de São Francisco das Chagas
Quarta-feira (28/01): Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Salesianos)
Quinta-feira (29/01): Capela do Socorro
Sexta-feira (30/01): Horto do Padre Cícero









Deixe um comentário