O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a ligação, que durou cerca de 50 minutos, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral e internacional, com destaque para a situação na Venezuela, além de acertarem a realização de uma visita de Lula a Washington nos próximos meses.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade na Venezuela e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano. A data da visita aos Estados Unidos ainda será definida e deve ocorrer após a viagem do presidente brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, prevista para fevereiro. A proposta do encontro partiu de Lula e foi bem recebida por Trump.
Durante a conversa, Trump convidou o Brasil a integrar o Conselho da Paz, iniciativa criada pelo governo norte-americano. Lula, no entanto, não confirmou a participação do país e sugeriu que o órgão tenha foco específico na situação de Gaza, com a inclusão de um assento destinado à Palestina. Nesse contexto, o presidente brasileiro voltou a defender uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas, com a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
Os dois presidentes também trocaram impressões sobre indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos e discutiram o fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado. Lula reiterou o interesse em ampliar a parceria nas áreas de repressão à lavagem de dinheiro, tráfico de armas e intercâmbio de informações financeiras, proposta que, segundo o governo brasileiro, foi bem recebida pela Casa Branca.
Agência News Cariri










Deixe um comentário