O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil concederá isenção de visto para algumas categorias de viagens de curta duração a cidadãos chineses, em um ato de reciprocidade à política adotada pela China desde 2025. A decisão foi comunicada ao presidente chinês, Xi Jinping, durante conversa telefônica realizada na noite desta quinta-feira (22).
Em nota divulgada nesta sexta-feira (23), o Palácio do Planalto informou que a medida faz parte do esforço para ampliar a cooperação bilateral, especialmente em áreas consideradas estratégicas da “fronteira do conhecimento”, além de fortalecer o intercâmbio de pessoas entre os dois países.
A China passou a conceder isenção de visto a brasileiros a partir de 1º de junho de 2025, inicialmente por um ano, com validade posteriormente estendida até 31 de dezembro de 2026. A política também contempla outros países da América do Sul e integra uma estratégia mais ampla de aproximação do país asiático com a região e com outras economias globais.
Durante o telefonema, que durou cerca de 45 minutos, Lula e Xi Jinping também trataram do fortalecimento das relações bilaterais, destacando parcerias nas áreas de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia. Os dois líderes reafirmaram ainda o compromisso com o multilateralismo, o fortalecimento das Nações Unidas e a defesa da paz e da estabilidade internacional.










Deixe um comentário