Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que oito em cada dez empresas industriais enfrentaram dificuldades para obter crédito no Brasil. O principal entrave apontado pelos empresários são os juros elevados, tanto no financiamento de curto e médio prazo quanto no de longo prazo.
De acordo com a Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito em 2025, 80% das indústrias que buscaram crédito de até cinco anos citaram os juros como o maior obstáculo. A exigência de garantias reais e a falta de linhas adequadas às necessidades das empresas também aparecem entre os principais problemas relatados.
No crédito de longo prazo, acima de cinco anos, o cenário é semelhante. Cerca de 71% dos industriais afirmaram que os juros altos dificultam o financiamento, especialmente para projetos de investimento, expansão e inovação. Pequenas e médias empresas são as mais afetadas pela restrição.
O levantamento também mostra queda na procura por crédito, reflexo da política monetária restritiva. Mais da metade das empresas não buscou financiamento de longo prazo nos seis meses anteriores à pesquisa, indicando que o custo elevado do dinheiro tem desestimulado novos investimentos no setor industrial.
Agência News Cariri









Deixe um comentário