A polícia penal do Ceará recebeu, nesta quarta-feira (14), 3.323 novos equipamentos para reforçar o combate ao crime dentro do sistema prisional, um investimento de cerca de R$ 2 milhões. A entrega foi realizada no Complexo Penitenciário em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.

A ação integra o programa Ceará Contra o Crime. Com essa nova entrega, a atual gestão chega a 45.792 já adquiridos. A expectativa é chegar a 52.281 equipamentos entregues às Forças de Segurança até o fim de 2026.

“Esse investimento significa melhores condições de trabalho para os a profissionais que atuam no sistema prisional. Eu tenho absoluta confiança no trabalho que é realizado com muita energia para que o povo cearense tenha mais paz e tranquilidade”, destacou o governador, afirmando que novo concurso deverá ser realizado para atender à demanda de ampliação do sistema penitenciário.

Elmano de Freitas anunciou que, em fevereiro, vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Ceará projetos de lei que asseguram gratificações para valorizar ainda mais a atuação dos policiais penais. Na oportunidade, o governador também visitou instalações que foram ampliadas dentro do complexo penitenciário, incluindo o novo canil do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) entregue na atual gestão.

Titular da SAP, Mauro Albuquerque destacou os equipamentos facilitam a rotina dos policiais penais que se dedicam para garantir o controle das unidades prisionais, que contabilizam mais de 25 mil internos. “Desde 2019 não tem uma rebelião dentro do sistema prisional. Resultado de um trabalho muito intenso, que inclui capacitação do servidor e aquisição de equipamentos e tecnologias”, pontuou.
Um reforço para Costa, que é policial penal há 18 anos, e ingressou no GAP há 16 anos, onde atua como coordenador desde 2022. “O GAP é acionado para várias situações, tanto para antecipar uma situação crítica, mas também em escoltas e eventos externos. A gente tem o nosso canil também, que trabalha com [17] cães treinados para ações de faro, guarda e proteção dentro das unidades prisionais. Nossos policiais atuam para manter a ordem e a disciplina do Sistema Prisional”, explicou.
Reforço constante
Na última segunda-feira (12), o governador Elmano de Freitas já havia participado da entrega de mais de 7,3 mil equipamentos para a Polícia Civil do Ceará, com um investimento superior a R$ 3 milhões. Na oportunidade, foram entregues drones, plates para placas balísticas, uniformes, algemas, jaquetas e capas de chuvas.









Deixe um comentário