Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

O comércio varejista brasileiro registrou alta de 0,5% em outubro, resultado que representa o melhor desempenho para meses consecutivos desde março de 2025, quando havia crescido 0,7%. Na comparação com outubro do ano anterior, o setor avançou 1,1%, enquanto o acumulado de 12 meses chegou a 1,7% — o menor nível desde dezembro de 2024. Os dados integram a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE.

Mesmo com o crescimento, o varejo permanece 0,5% abaixo do maior patamar da série histórica, registrado em março de 2025. Em relação ao período pré-pandemia (fevereiro de 2020), o setor opera 9,6% acima. Entre as oito atividades analisadas, sete tiveram desempenho positivo em outubro, com destaque para equipamentos de escritório, informática e comunicação (3,2%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e móveis e eletrodomésticos (1,0%).

Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, as vendas de computadores, celulares e eletrodomésticos foram impulsionadas pela desvalorização do dólar, que tornou produtos importados mais acessíveis, além do período de promoções. Ele também cita um conjunto de fatores favoráveis ao consumo: inflação em desaceleração, deflação em itens como alimentação e eletrodomésticos, mercado de trabalho aquecido e aumento de 2,1% no crédito à pessoa física.

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado de alimentos e bebidas, o avanço também foi de 1,1% em outubro. De acordo com Santos, o desempenho foi fortemente influenciado pelo setor automotivo e pelo atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. Em 12 meses, o segmento permanece estável, sem variação acumulada.

Agência News Cariri 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos