O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 2,25% no terceiro trimestre de 2025 em relação ao terceiro trimestre de 2024. O desempenho do PIB estadual na comparação ao trimestre imediatamente anterior (segundo trimestre de 2025), foi de 1,29%. Já o PIB cearense acumulado no ano (janeiro a setembro) ficou em 2,96% e no acumulado dos últimos quatro trimestres atingiu 3,58%. Os números foram divulgados na tarde dessa quinta-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece).
Dos três setores que compõem o PIB, Indústria, Serviços e Agropecuária, esse último obteve o melhor resultado. Os números da economia cearense superam os nacionais. O PIB do Brasil foi de 1,8% no terceiro trimestre de 2025 em relação ao terceiro trimestre de 2024; 0,1% comparativamente ao segundo trimestre deste ano; 2,4% no acumulado do ano e de 2,7% no acumulado dos últimos quatro trimestres.
O crescimento da economia cearense no terceiro trimestre de 2025, em relação ao igual período de 2024, superou, inclusive, os resultados de São Paulo, de 0,7%; da Bahia, de 2,18%, e do Paraná, de 1,51%. O acumulado do PIB do Ceará de 2025, de 2,96%, também supera o paulista, de 1,40%; baiano, de 2,73% e o paranaense, de 2,87%. Os dados sobre o PIB estadual já podem ser acessados, na íntegra, no site do Ipece.
A previsão do PIB do Ceará para 2025 é de um crescimento de 3,15%.
Resultado por Setores
Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no terceiro trimestre de 2025, comparado com igual período de 2024, ficou com a Agropecuária, com 5,30%, abaixo do brasileiro, de 10,1%. O segundo melhor desempenho, na mesma comparação, ficou com Serviços, com 2,39%, bem acima do nacional, de 1,3%. A taxa de crescimento do PIB do Ceará para Indústria foi de 1,14% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o nacional, ficou em 1,7%.
Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2025, terceiro trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.
Estados que calculam o PIB
Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.
É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.











Deixe um comentário