O mercado financeiro voltou a melhorar as expectativas para o desempenho da economia brasileira em 2025. Segundo o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central, a projeção para o PIB passou de 2,16% para 2,25%. Para 2026, a estimativa também subiu levemente para 1,8%. O dólar deve fechar o ano a R$ 5,40.
A previsão de inflação caiu pela quarta semana seguida e chegou a 4,4%, aproximando-se do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. O resultado de outubro, o menor para o mês desde 1998, contribuiu para o recuo. Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,68%.
Apesar da desaceleração dos preços, o Banco Central mantém a taxa básica de juros em 15% ao ano e indica que pode voltar a subir a Selic se considerar necessário. O ambiente externo instável e a inflação ainda acima da meta mantêm o cenário de cautela. A expectativa do mercado é que a Selic termine 2025 no mesmo patamar.
A última reunião do Copom neste ano ocorre nesta terça (9) e quarta-feira (10), quando será definida a nova orientação para a política monetária de 2026.
Matheus Moreira/ Agência News Cariri









Deixe um comentário