A Disney anunciou nesta quinta-feira (11) um investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI, em um acordo histórico que permitirá o licenciamento de mais de 200 personagens do universo Disney, Marvel, Pixar e Star Wars para uso no Sora, a plataforma de vídeos curtos gerados por inteligência artificial da criadora do ChatGPT. Com a parceria de três anos, usuários poderão gerar vídeos personalizados com figuras icônicas, figurinos, cenários e veículos das franquias.
Além da liberação dos personagens, alguns dos vídeos criados no Sora passarão a integrar o catálogo do Disney+, ampliando as possibilidades de interação entre fãs e produções clássicas. A Disney também utilizará as APIs da OpenAI para desenvolver novos produtos internos e implementará ferramentas do ChatGPT para seus funcionários, tornando-se um dos maiores clientes corporativos da empresa. O acordo também prevê a possibilidade de a Disney adquirir ações adicionais da OpenAI no futuro.
As duas companhias afirmaram que o foco da parceria é promover uma IA “centrada no ser humano”, respeitando direitos criativos e ampliando formas de narrativa, com diretrizes específicas de segurança para diferentes faixas etárias. A OpenAI reforçou que continuará adotando políticas rigorosas para garantir confiança e proteção no uso de suas tecnologias.
No mesmo dia, a Disney notificou extrajudicialmente o Google, acusando a empresa de usar conteúdo protegido para treinar seus modelos de IA – incluindo ferramentas como o gerador de vídeos Veo e os geradores de imagem Imagen e Nano Banana. Segundo a companhia, personagens de franquias como Star Wars, Os Simpsons, Deadpool e O Rei Leão foram replicados sem autorização. A Disney classificou a situação como “violação em massa de direitos autorais” e exigiu que o uso não autorizado seja interrompido imediatamente.
Agência News Cariri









Deixe um comentário