Chuva de até 100 meteoros por hora poderá ser vista no Ceará entre os dias 13 e 14; veja dicas para observar o fenômeno

Moradores do Ceará poderão assistir a um dos fenômenos astronômicos mais intensos do ano: a chuva de meteoros Geminídeas, que terá seu pico entre as madrugadas de 13 e 14 de dezembro, com expectativa de mais de 100 meteoros por hora. O estado será um dos locais mais privilegiados para observação devido à proximidade com a Linha do Equador, que deixa a constelação de Gêmeos, ponto de onde parecem surgir os meteoros — mais alta no céu.

A chuva ocorre anualmente quando a Terra atravessa a trilha de poeira deixada pelo Asteroide 3200 Phaethon. Quando esses pequenos fragmentos entram na atmosfera em alta velocidade, produzem riscos luminosos que encantam observadores em todo o mundo. Embora já seja possível ver alguns meteoros nos dias que antecedem o pico, a madrugada do dia 14 deve ser a mais intensa.

Para observar o fenômeno, basta olhar para o céu, não é necessário qualquer equipamento especial. Locais escuros, longe da iluminação das cidades, aumentam significativamente a visibilidade. Como a observação acontece durante a madrugada, a recomendação é buscar um ambiente seguro e com céu aberto. Com boas condições climáticas, o espetáculo será facilmente visível a olho nu.

Caso alguém encontre um possível meteorito, é importante guardar o material e procurar especialistas para confirmar sua origem. Esses fragmentos, que chegam ao solo muito raramente, não são tóxicos nem oferecem riscos. Quem encontra é legalmente considerado o dono, mas pesquisadores orientam que parte do material seja doada para estudo e preservação científica.

Agência News Cariri 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos