Trump afirma que Milei contou com “muita ajuda” dos EUA para vencer eleições na Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (27) que o presidente argentino, Javier Milei, recebeu “muita ajuda” de Washington para vencer as eleições legislativas no país. Segundo Trump, o apoio incluiu um pacote financeiro de cerca de US$ 40 bilhões, com um swap cambial de US$ 20 bilhões já firmado e uma linha de crédito adicional do mesmo valor em negociação.

De acordo com Trump, o objetivo do pacote foi fortalecer o projeto econômico de Milei e estabilizar os mercados argentinos, que registraram valorização após as eleições. Bessent, que acompanhava o presidente na viagem, disse que a medida foi uma “ponte” para sustentar as reformas do governo argentino, classificando Milei como alguém que “trabalha contra um século de políticas ruins”.

Durante entrevista a repórteres durante sua viagem à Ásia, o norte-americano classificou o resultado como uma “grande vitória” e afirmou que deu a Milei uma “garantia muito forte” de apoio. Ele também destacou o papel do secretário do Tesouro, Scott Bessent, que supervisionou a liberação da ajuda econômica.

A agência Fitch Ratings afirmou que o apoio financeiro dos Estados Unidos ajudou a evitar um rebaixamento da nota de crédito da Argentina, mas ressaltou que o país ainda precisa de um plano mais amplo para recompor suas reservas cambiais e garantir estabilidade a longo prazo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos