Mais uma ação de reforço à segurança pública. Nesta segunda-feira (20), o Governo do Ceará entregou a 80ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar, além de uma central de videomonitoramento para a população de Cedro.
Participaram da solenidade o governador Elmano de Freitas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio, o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, e outras autoridades.
O chefe do Executivo Estadual destacou a satisfação em entregar um serviço desse porte para reforçar a segurança da população. “Estamos em um momento importante. Tenho certeza de que a população vai vivenciar uma nova fase na segurança pública da região. O CPRaio está chegando para fortalecer e reforçar o trabalho do policiamento ostensivo da PMCE. A chegada desses homens fará com que Cedro viva dias melhores”, declarou. “Podem ter certeza de que vamos reforçar ainda mais o trabalho da PMCE, porque nosso objetivo é garantir tranquilidade ao povo cearense”, complementou.
Na atual gestão, já foram inauguradas 11 bases em todo o Estado, e a previsão é inaugurar mais seis até 2026: Redenção, Milagres, Aracoiaba, Independência, Senador Pompeu e Cruz.
Maria José, moradora da vizinhança que agora recebe o CPRaio, comemorou a chegada da base. “Isso é um benefício muito grande. Fico muito feliz por esses policiais trazerem mais segurança para a gente”, comentou.
80ª base do CPRaio
A nova base do CPRaio conta com um efetivo de 22 policiais, oito motocicletas e uma viatura. O prédio que abriga a unidade já existia e foi reformado para essa finalidade. O investimento na obra foi de R$ 3.424.413,08.
Titular da SSPDS, Roberto Sá agradeceu os investimentos na área e enfatizou a importância deles para o combate aos criminosos. “Temos combatido, sem trégua, esses criminosos — sejam faccionados ou não. Estamos registrando uma redução de mais de 8% nos homicídios e de mais de 22% nos crimes contra o patrimônio. Isso só está acontecendo porque estão sendo feitos investimentos nas forças de segurança, permitindo colocar mais efetivo e viaturas nas ruas”, explicou o secretário. “A meta é reduzir a violência e temos trabalhado para isso diariamente — e não vamos parar por aqui”, destacou.
A estrutura em Cedro vai abrigar o CPRaio, a central de videomonitoramento e o Policiamento Ostensivo Geral (POG). A ação faz parte da 4ª fase de expansão do CPRaio da PMCE, que contempla todos os municípios com mais de 25 mil habitantes.
À frente do comando-geral da PMCE, coronel Sampaio ressaltou a importância da base para a população e agradeceu pelo investimento em uma estrutura moderna, que permitirá um melhor desempenho dos policiais. “Hoje é um dia de muita comemoração, porque, assim que o CPRaio é implantado, os índices de criminalidade na região diminuem imediatamente, já que o trabalho é focado na prevenção e na abordagem. Nosso objetivo é manter a cidade de Cedro segura”, pontuou.
No dia da inauguração da 80ª base do CPRaio em território cearense, o comandante-geral explicou a importância de cada raiano — como são chamados os policiais do CPRaio — na missão de promover a segurança pública. “O CPRaio é um comando da Polícia Militar que conta com mais de 3 mil policiais. Cada um deles passa por um treinamento rigoroso. As histórias desses homens e mulheres vão muito além do que vemos por fora; elas são marcadas pela dedicação à defesa dos cearenses”, declarou.
Com a conclusão da 4ª fase, o CPRaio contará com bases fixas em 85 municípios, beneficiando 80% da população cearense e ocupando 64% do território do estado.
No aniversário de 105 anos do município de Cedro, o prefeito Nilson Diniz agradeceu pela parceria e pelo investimento no reforço da segurança pública. “Era muito esperada (essa base), um sonho antigo. É um presente que Cedro recebe neste aniversário de 105 anos. Quero, portanto, agradecer por essa parceria que tem contribuído tanto para o nosso município”, concluiu.
Videomonitoramento
O município também ganhou uma central de videomonitoramento com 14 câmeras — entre equipamentos de monitoramento e de leitura de placas de veículos — permitindo identificar veículos furtados ou roubados, conforme registro em Boletim de Ocorrência.
No Ceará, já são 4.215 câmeras distribuídas pelo território, sendo 2.375 do Governo do Estado e 1.840 de órgãos parceiros, que interagem com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Deixe um comentário