Laudo da Pefoce confirma que arma usada em mortes em Sobral foi utilizada em outro homicídio

As Forças de Segurança do Ceará, por meio do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos, seguem atuando com o intuito de elucidar os dois homicídios ocorridos em Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do estado, em 25 de setembro de 2025. Além das ações ostensivas e investigativas, que já resultaram em uma prisão, os trabalhos também contam com o suporte da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que concluiu o exame de microcomparação balística. O exame comprovou, pericialmente, que o projétil encontrado nos crimes da semana passada partiu da mesma arma de fogo utilizada em um homicídio ocorrido em julho, cujo suspeito seria o mesmo capturado na última semana.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, explica que a Perícia Forense do Ceará participa do banco de dados Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), ferramenta integrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa auxiliar na elucidação de crimes cometidos com armas de fogo. “Ele [Sinab] consegue relacionar um projétil que cadastramos no sistema, fazendo correspondências que identificam a utilização da mesma arma em diferentes crimes. A comparação funciona a partir da análise das marcas únicas deixadas pela arma no projétil e no estojo, como se fossem impressões digitais da arma. Quando um novo projétil ou estojo é inserido no sistema, ele é comparado com os já cadastrados, permitindo identificar se a mesma arma foi utilizada em ocorrências distintas”, explica o gestor.

Para o delegado da 1ª Seccional do Interior Norte da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), João Alberto, o resultado deste laudo irá robustecer o inquérito, junto com depoimentos e outros indícios colhidos ao longo das investigações, que resultaram na prisão do suspeito de participação nas duas ocorrências. “O resultado comprova que o projétil encontrado na vítima do homicídio ocorrido em julho partiu da mesma arma de fogo do caso ocorrido na semana passada. Hoje, temos alguns pontos ligando esse suspeito aos crimes ocorridos recentemente. Ele foi preso em flagrante por este crime. Sobre o homicídio anterior, que aconteceu em julho, temos alguns elementos que subsidiaram o pedido de prisão preventiva deferido pela Justiça. O documento da Pefoce sustenta, ainda mais, a importância dessa captura”, detalha.

Sobre o caso

Os suspeitos efetuaram os disparos de arma de fogo pela calçada da escola, no bairro Campo dos Velhos, atingindo as vítimas no estacionamento da instituição. Na ocorrência, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas fatais. Na ocasião, dois adolescentes foram mortos e outras três vítimas foram lesionadas e socorridas para uma unidade hospitalar. Entre elas, está um adolescente de 16 anos, que já responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano. As outras duas vítimas lesionadas são adolescentes de 17 anos.

Na sexta-feira (26), um homem de 29 anos, que já respondia por homicídio, roubo, associação criminosa e corrupção de menor, foi preso em flagrante, no bairro Sumaré, pelos dois homicídios. Além do flagrante, a PCCE cumpriu um mandado de prisão contra ele relacionado ao homicídio de julho.

A ação contou com uma força-tarefa da 1ª e 2ª Delegacia de Sobral, coordenadas pela 1ª Seccional do Interior Norte, Inteligências da Seccional Norte, Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRCO), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Inteligência Policial (DIP), com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A Coordenadoria de Inteligência da SSPDS também apoia as investigações. A SSPDS ressalta que a região recebeu reforço de policiamento ostensivo da PMCE.

Microcomparação balística

A Pefoce aderiu ao Sinab, a partir de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e o MJSP. A medida prevê a identificação de uma arma de fogo, por meio das marcas deixadas em elementos de munição (identificação indireta), feita através do exame de microcomparação balística. Com a coleta dos materiais em cenas de crimes, o programa analisa as peças já limpas em microimagens, onde cruza as informações adquiridas com o banco de dados, mostrando possíveis correlações. Tudo fica armazenado no Sinab e será determinante para as melhorias na segurança pública e o combate à criminalidade.

A tecnologia se soma a outros investimentos do Governo do Ceará no combate à criminalidade, como a criação da Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme), em abril de 2025, após reformulação organizacional da PCCE. As ações policiais realizadas pela Desarme visam investigar o tráfico e a circulação ilegal de armas de fogo no estado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos