Empresas exportadoras cearenses afetadas pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos têm até esta sexta-feira (5) para manifestar interesse no edital de credenciamento lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O objetivo do documento é garantir mercado para os produtos que tiveram sua comercialização externa prejudicada, de forma a assegurar sua aquisição para demandas institucionais da administração pública estadual.
Podem participar empresas regularmente instaladas no Ceará que comprovem queda no volume de exportações para os EUA, em relação à média do segundo semestre de 2024, em produtos como mel, castanha, filé de peixe, água de coco e cajuína.
O edital reforça o papel do Governo do Ceará em proteger a economia local e criar alternativas diante das dificuldades impostas pelo mercado internacional, frisou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz Ricardo. “Ao garantir destino para os produtos afetados, fortalecemos nossas empresas, asseguramos que a produção continue beneficiando os cearenses e, conforme previsto no edital, permitimos que as empresas habilitadas forneçam seus produtos diretamente ao Estado ou a prestadoras de serviços contratadas pelo poder público”, frisou.
A documentação exigida deve ser enviada ao e-mail edital.exportadores@sda.ce.gov.br. O resultado do credenciamento será divulgado no site da SDA e no Diário Oficial do Estado.
Ações contra o tarifaço
A iniciativa integra as ações previstas na Lei Estadual nº 19.384, de 2025, e busca apoiar as empresas locais, preservar empregos e estimular a circulação dos produtos dentro do território cearense. A contratação observará os preços de mercado definidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), a partir de ato específico.
Deixe um comentário