A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou as ações voltadas ao Melhoramento Genético da bovinocultura leiteira. Estão inseridos no primeiro grupo de trabalho 16 produtores, com os seus rebanhos para os protocolos de inseminação. A parceria foi assinada no último mês de julho, para inserção de 100 produtores rurais do Município.
As equipes técnicas da secretaria e do Sebrae são formadas por agrônomos, zootecnistas e veterinários, que realizam assistência e acompanhamento dos produtores. Os protocolos foram iniciados no último dia 2. Somente este ano, estão inscritos 30 produtores, que receberão a assistência para a realização das inseminações. A meta é garantir a qualidade genética do rebanho bovino cratense, e com isso aumentar a produção leiteira.
A parceria conta com um investimento de R$ 942 mil, para os próximos três anos. Até o momento, foram beneficiados com os protocolos produtores das comunidades de Santa Fé, Dom Quintino e Ponta da Serra. O programa envolve contratação de consultoria tecnológica, gerencial e de instrução aos produtores. O trabalho inclui consultorias gerenciais, diagnósticos específicos e acompanhamento de implementação em uma determinada área de conhecimento, com foco na gestão dos negócios.
No âmbito tecnológico, serão realizados serviços de média e alta complexidade, para adequar a empresa às demandas legais e do mercado. Na parte de orientação, serão ministradas oficinas aos produtores, com foco no aspecto educacional em grupo e apoio de facilitadores, além de experimentações, atendimento de natureza educacional e palestras.
O termo foi assinado pelo prefeito do Crato, André Barreto, e pelo diretor técnico do Sebrae, Alci Porto, contando com a presença da secretária de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos do Crato, Julliana Bezerra. A meta do programa é tornar o Crato uma importante bacia leiteira na região do Cariri. O sêmen das raças utilizadas são as de melhor produtividade de leite, como o Girolando, Holandês e o Jersey.
O Programa de Melhoramento Genético de Bovinos é uma oportunidade de fortalecer o rebanho, melhorar a qualidade do leite e da carne, ajudando a aumentar a renda, produtividade e lucratividade.
Texto: Elizangela Santos
Deixe um comentário