A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu a substituição de 75 mil hidrômetros durante o primeiro semestre de 2025. A iniciativa faz parte da modernização do serviço de medição da companhia e busca garantir mais precisão na aferição do consumo de água dos clientes e combater perdas e irregularidades.
Com o tempo, os hidrômetros sofrem desgaste natural, o que pode comprometer sua precisão. A substituição é essencial para que a medição do consumo de água seja correta e justa. Segundo Glênia Pinheiro, supervisora do Laboratório de Hidrometria da Cagece, “O trabalho de substituição é fundamental porque assegura que os clientes tenham uma medição precisa e justa do seu consumo. Além disso, os hidrômetros passam por um rigoroso controle de qualidade”. A troca é realizada pela Cagece sem nenhum custo para os clientes.
Processo e Sustentabilidade
Após a retirada, os hidrômetros são enviados para análise e reparo no Laboratório de Hidrometria da Cagece, que possui certificações ISO 9001 e ISO 17025, garantindo a qualidade e confiabilidade dos processos. Com esse trabalho técnico, parte dos aparelhos pode ser recuperada e reutilizada, promovendo a economia e a sustentabilidade.
“O Laboratório de Hidrometria é referência em controle e manutenção de equipamentos de medição, atuando não apenas na aferição e reparo dos hidrômetros, mas também no desenvolvimento de novas soluções. Com a iniciativa, a companhia reforça seu compromisso em oferecer serviços cada vez mais modernos e eficientes para a população cearense”, completa Glênia.
A Cagece também orienta que os hidrômetros sejam instalados na parte externa das residências. Essa prática agiliza o trabalho de leitura e a execução de serviços de manutenção ou troca, beneficiando diretamente os consumidores.
Deixe um comentário