Polícia Ambiental resgata filhote de Gato-do-mato em rodovia no município de Assaré

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), através do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), durante patrulhamento na Zona Rural do município de Assaré, avistou um filhote de Gato-do-mato às margens da rodovia CE-292, o qual estava desorientado e assustado na via devido ao fluxo de veículos. O fato ocorreu no último sábado (22), por volta das 15h.

O felino foi resgatado de forma segura e em seguida encaminhado para a ONG BiodiverSe (unidade de tratamento especializado), onde passará por um período de triagem e cuidados veterinários para posteriormente ser devolvido à natureza.

SAIBA MAIS

O Gato-do-mato está sob risco de extinção no Brasil, principalmente, ameaçado por desmatamento, fragmentação, estradas, comércio ilegal (animais de estimação e peles), matança retaliatória por avicultores e caça furtiva.

Estes felinos regulam as populações de todas as espécies que são presas deles, impedindo excessos populacionais. Do mesmo modo, os carnívoros predadores estão ligados ao controle dos mamíferos herbívoros. Na natureza podem viver entre 12 a 15 anos.

Fonte: Ascom PMCE