Cariri registra queda de 28% nos assassinatos em 2024, aponta SSPDS

O número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) registrados na região do Cariri caiu 28% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado mensal, foram registrados 15 assassinatos ante 21 em 2023. Os dados foram compilados pela  Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP) e constam no Painel Informativo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. 

A contagem abrange os municípios integrantes da Área Integrada de Segurança 19 (AIS-19), divisão territorial da Região do Cariri. Os CVLIs incluem ocorrências de morte provocada, como assassinato, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. No primeiro mês deste ano, o Ceará registrou 284 homicídios. Os assassinatos no Cariri representam cerca de 5,2% do total.

De acordo com os dados da SUPESP, a AIS 37 (região Norte) foi o território mais violento em janeiro deste ano, com 37 homicídios. Em situação oposta, a AIS 1 (zona nobre de Fortaleza) teve apenas um assassinato, o menor número entre as 22 Áreas Integradas.