Chuvas abaixo da média vão provocar seca no Ceará em 2024

Foto: Juliana Lima

Publicidade

Por Leonardo Henrique

Nesta terça-feira (21), o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, apontou a previsão de que deve chover abaixo da média no Ceará, em 2024.

A fala foi feita na reunião ordinária do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh). Segundo Eduardo, há uma comprovação dos prognósticos sobre a situação pluviométrica no estado para a quadra chuvosa.

“Não há mais dúvidas, teremos uma seca no ano que vem. Não há possibilidade de termos uma boa quadra chuvosa com o cenário que temos hoje. Será impossível termos um bom aporte e deveremos trabalhar nisso, colocando em prática nossos aprendizados obtidos nos anos de seca”, disse o chefe da Funceme.

Por sua vez, o diretor de operações da Cogerh, Tércio Dantas, apontou que o Ceará apresenta, hoje, cerca de 40% da capacidade hídrica, que deve cair ainda para 29% até o fim da quadra chuvosa, o que representa um aporte nulo.

Tércio disse que a Cogerh vinha se precavendo para manter o acesso à água possível no período de escassez, com a construção de adutoras e o melhoramento das bombas hídricas.

“A Cogerh esteve se preparando para momentos como esse, de forma que chegue água suficiente para a casa das pessoas”, declarou Tércio.

Publicidade

Leia também