Sergio Massa e Javier Milei vão ao segundo turno pela presidência da Argentina

Por Leonardo Henrique

A eleição para decidir o novo presidente da Argentina vai ao segundo turno, que será realizado no dia 19 de novembro. Neste domingo (22), os cidadãos também votaram para escolher os novos parlamentares da Câmara e do Senado, e os governadores de três províncias.

Em um desempenho surpreendente, o atual ministro da Economia e candidato apoiado pelo governo argentino, o esquerdista Sergio Massa, terminou o primeiro turno na frente. Mesmo gerindo uma grave crise financeira no país, Massa obteve 36,68% dos votos. 

Ele enfrentará novamente o candidato de extrema-direita, Javier Milei, que foi o segundo colocado, com 29,98%. Em agosto, Milei havia vencido as eleições primárias e era considerado favorito, com chances de vitória no primeiro turno.

A candidata Patricia Bullrich, representante da centro-direita, ficou em terceiro lugar, com 23,83%. Outros dois candidatos de esquerda, Juan Schiaretti e Myram Bregman, obtiveram 6,78% e 2,70% dos votos, respectivamente.

Na Argentina, um candidato é considerado eleito em primeiro turno se obtiver, no mínimo, 45% dos votos válidos, ou tiver 40% da votação com uma vantagem de até 10 pontos sobre o segundo colocado.