Após 30 anos de circulação, jornal Folha da Manhã encerra atividades em Juazeiro do Norte

Por Agência News Cariri

Um dos mais simbólicos veículos de imprensa da cidade de Juazeiro do Norte anunciou o término de seus trabalhos: neste 20 de setembro de 2023, exatos 30 anos após a sua primeira edição, o jornal Folha da Manhã sai de circulação.

Editado e mantido pelo comunicador, ex-bancário e político Demontieux Fernandes, o Folha da Manhã reunia as principais informações da região do Cariri, especialmente, do município juazeirense. Mesmo com a evolução tecnológica, que norteou, sobretudo, a maneira de se consumir notícia, o jornal manteve o padrão impresso e consolidou seu público.

Porém, no mesmo dia em que completa 30 anos de fundação, o Folha afirma que o avanço das comunicações influi na decisão de cessar suas atividades. “Nossa trajetória se encerra, devido aos custos de produção com matérias primas importadas, como papel de impressão, por exemplo, além de insumo básico, energia elétrica, igualmente caro, e forte retratação do mercado publicitário para a mídia impressa”, justifica.

Como único jornal impresso de publicação diária, o Folha da Manhã notabilizou a própria figura de Demontieux Fernandes, responsável pela redação, diagramação e impressão do tabloide.

O jornal foi fundado no dia 20 de setembro de 1993, sob a coordenação do próprio Demontieux. A publicação contou, desde o início, com o apoio da Cajuína São Geraldo e demais parceiros, como Jucier Fernandes, João Batista Siqueira Dodou e Assis Ferreira.

Ao concluir suas atividades, o Folha da Manhã relembra a trajetória inicial. “(O jornal chegou) zerando a ansiedade de curiosos e despertando previsões pessimistas, que davam pouco mais de 3 meses de existência para um novo jornal na cidade. Hoje, exatos 30 anos depois, encerramos nossa caminhada, cientes de que cumprimos uma tarefa das mais difíceis buscando imprimir notícias com credibilidade”, aponta o editorial.

Nota da redação: o portal News Cariri lamenta o encerramento das atividades do jornal Folha da Manhã, ao passo em que cumprimenta e parabeniza o comunicador Demontieux Fernandes pela iniciativa e persistência, na missão de informar e se tornar uma referência na mídia impressa caririense.