Mesmo apos o fim das eleições, a reta final de 2022 é marcada por fortes articulações políticas para a definição dos novos presidentes de Cãmaras Municipais. Em Milagres, o grupo de oposição confirmou favoritismo e elegeu o vereador Ozório Dantas (PDT) para comandar o Legislativo nos próximos dois anos.
Já em Mauriti, a escolha dos novos repreentantes da Mesa está prevista para o dia 9 de dezembro. Enquanto isso, em Salitre a Justiça anulou eleição em que o vereador Carlinhos Bulandeira (PT) tinha saído vitorioso. Veja a situação de cada cidade.
Milagres
Em milagres, o nome do presidente da câmara já foi decidido . Ozório Dantas (PDT) foi eleito ontem (29). Sendo da base de apoio do prefeito de mesma sigla, Cícero Figueiredo, é visto com otimismo pela situação, já que garante segurança e estabilidade para os próximos dois anos.
Ozório foi eleito em chapa única, tendo apoio de sete vereadores: Amanda Moura, Aryldo Rodrigues, Chiquinho do São Tomé , Landim Saraiva, Geraldo Neto e Renata Sayonara. Se abstiveram de votar os parlamentares Jorge Henrique, Micheliane Braga, Napoleão e Fernando Sampaio>
A chapa eleita será composta por Ozório Dantas na presidência, Renata Sayonara como vice, e Chiquindo de São Tomé como segundo vice-presidente. Landim Saraiva e Aryldo Rodrigues ocupam o cargo de primeiro e segundo secretário respectivamente.
Mauriti
No município de Mauriti o pleito ainda será realizado. A previsão é que a sessão para decidir o novo presidente da câmara seja feita no dia 09 de dezembro. Apesar de não chancelado, a vitória já pode ser atribuída ao vereador Deuzivan Silva (PT).
A certeza do nome se dá pelo fato da eleição ser feita com chapa única. Sendo o Vice Presidente, Tonhão Martins (PROS), 1° Secretário, Romário Alencar (PDT), 2°Secretário, Neco Maranhão (PDT).
Salitre
O juiz Savio de Azevedo Bringel, titular da Comarca de Campos Sales, apontou irregularidade na antecipação da eleição da mesa para setembro deste ano, na qual o vereador Carlinhos Bulandeira (PT) foi eleito presidente.
Pelo Regimento Interno da Casa, a escolha dos membros da Mesa Diretora deve ocorrer na primeira sessão do biênio, ou seja, em janeiro.
A data da nova eleição deve ser anunciada nos próximos dias. Caso descumpra a ordem judicial, o vereador pode ser multado em até R$ 50 mil.