Procurador-geral autoriza investigação contra deputado por falar em ganhar eleição “na bala”

Foto: Reprodução/ Paulo Rocha

Publicidade

A Procuradoria Geral de Justiça do Ceará autorizou nesta terça-feira, 13, a abertura de investigação para apurar possível crime na fala do deputado estadual Delegado Cavalcante (PL). Durante os atos do 7 de setembro na Praça Portugal, em Fortaleza, o parlamentar discursou em tom de ameaça e falou em ganhar a eleição “na bala” caso houvesse “roubo nas urnas” e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse derrotado no pleito presidencial de 2022.

A decisão é do procurador-geral, Manuel Pinheiro. Conforme o entendimento do representante do Ministério Público do Ceará (MPCE), a fala do político apresenta indícios de incitação pública à prática de crime, no caso, o delito de insurreição armada contra os poderes do Estado (art. 3° Lei nº 1802/53).

Durante participação nos atos bolsonaristas no bicentenário da Independência, Cavalcante disse durante seu discurso: “Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala. Não tem nem por onde”. E prosseguiu tom ameaçador: “Não tenho medo dessa corja, desses pilantras que acabaram com o Brasil. Não vamos deixar esses ladrões acabarem com o presidente”.

De acordo com o procurador-geral, a investigação ocorre para “maior aprofundamento jurídico e fático” sobre o caso. Para isso, foi determinada a abertura de uma “Notícia de Fato”, um instrumento jurídico dirigido aos órgãos de execução do Ministério Público com informações, notícias, documentos para a abertura de uma investigação.

Segundo o órgão, o caso foi encaminhado para a Secretaria-Executiva das Promotorias de Justiça dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais para distribuição e adoção das providências devidas.

Fonte: O Povo 

Publicidade

Leia também