Em disputa por palanques, Ciro e Lula estarão no Ceará nesta sexta-feira (30)

O candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, já foi ministro de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas desde 2018 tornou-se adversário declarado do petista.

Nesta sexta-feira (30), o político com base política no Ceará vai ao estado fortalecer a campanha do seu aliado, Roberto Cláudio, que disputa o governo. No mesmo dia, Lula passeia com Elmano de Freitas (PT), adversário do pedetista, no território cearense.

Nas últimas semanas, Ciro repetiu em entrevistas que estava evitando idas ao seu berço político por ter sofrido uma “facada nas costas”.

A aliança política que o PDT mantinha com o PT foi desfeita antes do início das campanhas. Além disso, os irmãos de Ciro, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o senador Cid Gomes, ambos pedetistas, declararam voto em Camilo Santana (PT) para o Senado. O ex-governador é acusado de traição pelo presidenciável pedetista.

Segundo informações do jornal O Povo, Ciro promoverá uma “carreata” no fim da tarde, em Sobral, junto a Roberto Cláudio. Tanto ele como o ex-prefeito de Fortaleza estão em terceiro lugar na disputa pela presidência da República e governo do Ceará, respectivamente.

Já Lula vai estar em Fortaleza, onde caminhará com Elmano de Freitas, que empata nas intenções de voto e pode chegar ao segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil), que tem liderado a corrida desde o início da campanha, segundo pesquisas eleitorais.

A campanha petista mudou a agenda de última hora após levantamentos indicarem crescimento das candidaturas no Ceará e na Bahia.

Na manhã de sexta, Lula sai de um ato no Rio de Janeiro com Marcelo Freixo (PSB), e vai passar por Salvador, em busca de fortalecer o nome de Jerônimo Rodrigues (PT), que também já vê a possibilidade de chegar à segunda etapa da eleição contra ACM Neto (União Brasil).

Fonte: Yahoo