Em entrevista Ciro dispara contra as articulações de Lula no Ceará: “amizades de 50 anos jogadas na lata do lixo”

Foto: Reprodução

Publicidade

Por Matheus Moreira/ Agência News Cariri

Nesta quarta-feira (27), Ciro Gomes (PDT),  participou do programa de entrevistas “Central das Eleições”, transmitido pelo canal Globo News.  Entre perguntas sobre o seu projeto de governo, e suas visões de Brasil, o candidato foi indagado algumas vezes sobre o cenário político Cearense.  Em resposta à uma das questões levantadas pelo jornalista Gerson Camarotti, talvez tenha demonstrado que o rompimento da aliança PT/PDT,  foi para além de uma mera rusga política.

‘O que está acontecendo lá (Ceará), mais me dói, do que enfraquece” disse.. “Amizades de 50 anos jogadas na lata do lixo” complementou mais à frente.

Ciro ressaltou que para ele, o candidato com as melhores condições de assumir a função de governador seria Roberto Cláudio: “É disparado o melhor candidato, e não é por afeto meu, qualquer um dos candidatos do PDT, teriam atributos extraordinários, mas ele é absolutamente fora de série. Foi o melhor prefeito da história de Fortaleza”.  Essa ultima parte, por mais que passe desapercebida, na verdade, carrega um peso bem maior do que é imaginado.

Com a cisão, os recursos discursivos que poderiam ser usados na campanha da antiga aliança. agora, se dividiram. Não há mais a possibilidade de Roberto Cláudio usar  a gestão de Camilo Santana como ponto de referência. O projeto de continuidade se esfacelou. A herança memorial fica por fim, nas mãos de Elmano de Freitas (PT), sucessor escolhido de ultima hora.  O que resta para o PDT, é a experiência de RC à frente do Paço Municipal de Fortaleza.

Ainda sobre a entrevista, o ex-ministro expôs sua indignação, analisando o que pra ele, seriam falhas na forma como Lula vem conduzindo o seu fazer político: “Agora vai ver quem é o candidato que o Lula tá fazendo, com quem que ele tá fazendo. Ta lá agarrado com Eunício Oliveira; meu irmão. Sabe, é Eunício Oliveira indicando vice, é um candidato do PT pro senado, um candidato do PT pra governador. É uma goela, porque tá todo mundo na ilusão de quem o Lula mandar o povo vai votar”.

Vale ressaltar que um dos nomes cogitados para vice na chapa petista, seria o de Danniel Oliveira (MDB). Deputado Estadual e sobrinho de Eunício.

Finalizando , o líder dos Ferreira Gomes adverte:  “Nós estamos na iminência de perder a eleição para um capitão amotinado da PM do Ceará (Wagner, União Brasil). É o nível de responsabilidade que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva tem”.

Ciro aparenta ter boa memória, e sabe muito bem o que aconteceu quando as duas forças de esquerda disputaram pelo mesmo eleitorado,  contra o adversário da direita, nas eleições de 2018.

O infortúnio é que em sua retórica, Ciro se encontra no conjunto de vítimas do assim classificado por ele “Grande elefante branco no meio da orquestra sinfônica”.  Foi dessa forma que rotulou Lula, ao responder a questão de Octávio Guedes, ainda sobre o mesmo assunto.

Publicidade

Leia também