Juazeiro do Norte registra duas mortes por descargas elétricas em menos de 24 horas

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

Em um intervalo de menos de 24 horas, duas pessoas morreram vítimas de eletrocussão em Juazeiro do Norte. As fatalidades foram registradas entre as tardes de quarta (20) e quinta-feira (21) na Vila São José e Sítio Espinho, respectivamente. No primeiro, a vítima foi um idoso de 81 anos, enquanto no segundo o choque envolveu um trabalhador de 44 anos.

No caso da Vila São José, Edvaldo Bezerra da Silva foi achado já sem vida dentro da casa onde residia. Ele estava com um alicate na mão, ao lado de um fio desencapado. Já no Sítio Espinho, Paulo Quintino Bezerra sofreu a descarga elétrica quando manejava um motor-bomba. Ele realizava serviços de manutenção em uma cacimba. A vítima chegou a ser levada para uma unidade hospitalar, mas já teria dado entrada no local sem sinais vitais.

Como proceder em caso de choque elétrico

Os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) orientam que a vítima de descarga elétrica nunca seja tocada diretamente. Recomenda-se que a chave geral da energia seja desligada; caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

“Caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192. Se a vítima estiver sem respiração ou agonizando para respirar, orientamos que deite a vítima de costas, numa superfície rígida; posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte, a manobra deve ser efetuada com frequência de 120 compressões por minuto e permita o retorno total da parede torácica da vítima. Não interrompa as manobras de RCP até a chegada do socorro”, detalhou.