POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Quase dois anos depois das eleições municipais de 2020, prefeitos e lideranças políticas do Cariri voltarão a ser testados nas urnas, ainda que indiretamente. Com o pleito para escolha de deputados, senador e governador, os atores municipais terão seu poder de influencia eleitoral medido mais uma vez. É uma ótima oportunidade para os observadores da cena política regional traçarem um Raio-X dos cenários eleitoras das principais cidades da região no segundo ano de gestão dos prefeitos que assumiram a chefia dos executivos em 2021.
No Crato, Zé Aílton Brasil deve confrontar diretamente com o ex-candidato a prefeito Aloísio Brasil. Enquanto o prefeito apoiará o candidato, ou candidata, governista à sucessão do Abolição, o opositor deve encabeçar a campanha de Capitão Wagner no município cratense. Em Barbalha, o cenário é semelhante. De um lado, o atual prefeito, Guilherme Saraiva, do lado governista. Do outro, o ex-gestor Argemiro Sampaio apoiando Wagner.
Em Juazeiro, ainda não é possível cravar totalmente o posicionamento do prefeito Glêdson Bezerra, que embora seja muito próximo a Capitão Wagner, ainda não declarou publicamente que fará campanha para ele. O prefeito, inclusive, chegou a afirmar que votaria em Camilo Santana para o Senado, e tem se aproximado do deputado estadual Fernando Santana, principal articulador da base governista na região.