Chuva provoca rompimento de barragens, inunda ruas e força saída de moradores de casas em Várzea Alegre

Uma forte chuva registrada durante a madrugada e a manhã deste sábado (12) no município de Várzea Alegre, na região do Cariri, provocou o rompimento de barragens de açudes da região, inundou ruas e ainda expulsou moradores de suas residências. Em Carnaubal, na Ibiapaba, a chuva arrastou carros, alagou escolas e faz asfaltos das ruas cederem.

Vídeos obtidos pelo g1 mostram ruas completamente inundadas, casas alagadas e um açude transbordando na cidade. Agentes do município estão atuando com prioridade em ações para garantir a segurança e a vida dos afetados, garante a Prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil de Várzea Alegre, já houve contato com a Defesa Civil estadual, que enviou uma equipe para ajudar no mapeamento das áreas afetadas e no levantamento dos danos. A prefeitura de Várzea Alegre e a Secretaria de Infraestrutura da cidade também estão presentes nos locais atingidos.

De acordo com o secretário de infraestrutura de Várzea Alegre, Eleomarcos Correia, açudes de pequeno porte foram rompidos com a força das chuvas, o que está provocando alagamentos na área urbana e rural.

“Enviamos também três caminhões pra fazer mudanças das pessoas na comunidade dessas casas que estão alagadas. Pessoas estão procurando casas de parentes pra levar seus móveis pra que nao se percam assim”, afirma.

 

Eleomarcos diz que no distrito de Canindezinho choveu mais de 200 mm, fazendo com que o Açude Caraíbas estivesse “com uma sangria muito forte, nunca vista”. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou na cidade 75 mm de acordo com dados do posto Boa Vista.

Previsão para o fim de semana

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou cenário favorável para chuvas em todas as regiões do Ceará durante o fim de semana, entre esta sexta-feira (11) e o domingo (13).

No sábado (12) e no domingo (13), a previsão é de possibilidade de precipitações em todas as macrorregiões cearenses, especialmente na região Centro-Sul. No Cariri, na faixa litorânea e na região da Ibiapaba, as chuvas podem variar entre fraca e moderada, com chances de acumulados expressivos.

De acordo com a fundação, há “áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade como fatores de contribuição”, informa.

Fonte: G1

Bombeiros do Ceará recebem robô para apagar incêndio e novo fardamento laranja

Os equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais. O robô será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável

“Além de capacitar o homem, é muito importante investir em tecnologia para prestar o melhor serviço para a população e cumprir a missão do Corpo de Bombeiros que é: vidas alheias e riquezas salvar”. A declaração foi do comandante da corporação na Capital. Gledson Rodrigues, que operou o robô autopropelido para combate a incêndios, entregue ao Corpo de Bombeiros pelo Governo do Ceará, em solenidade realizada neste sábado (12).

Além do robô, o primeiro adquirido na América Latina, foram entregues uma autoescada mecânica articulada e uma viatura de combate a incêndio florestal. A solenidade foi presidida pelo governador Camilo Santana, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron e outras autoridades.

 

Para o governador, a entrega faz parte de um grande investimento que está sendo feito na área da Segurança Pública. “São novos quartéis, equipamentos, valorização dos profissionais, tudo para que os profissionais possam oferecer o que há de melhor no mundo para os cearenses”, destacou. O investimento total foi de mais de R$ 27 milhões. Os novos equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais. O robô, por sua vez, será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável.

Os equipamentos são considerados o que há de mais moderno para combate a incêndios e salvamentos complexos. Além dos veículos entregues neste sábado, foi adquirida também uma viatura Multi Operações Auto Bomba Plataforma, Salvamento e Extinção Especial que deve chegar ainda em 2022.

Novos Fardamentos

No evento, também foi apresentado o novo fardamento que será utilizado pelos profissionais. “O uniforme possui filmes retro refletivos na gandola e na calça. Além disso, o laranja fluorescente e as faixas retrorrefletivas, atendem a um padrão internacional para uniformes de alta visibilidade com o objetivo de aumentar a segurança dos profissionais. Mais conforto e segurança para os bombeiros”, ressaltou o comandante-geral do CBMCE.

 

“O laranja é a cor universal do salvamento. E o novo uniforme ressalta a cor e traz mais conforto e proteção para os homens e mulheres que fazem parte do Corpo de Bombeiros. Ganha a corporação, a sociedade e a Segurança Pública”, comentou o titular da SSPDS.

Para a aposentada, Dária Paiva, foi um momento de grande emoção. Ela, que faz parte do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, trouxe um grupo de amigas para acompanhar a solenidade. “Estou muito emocionada, porque uma vida salva não há dinheiro no mundo que pague. E é isso que vimos hoje, equipamentos para salvar pessoas”, disse.

 

Investimentos

Com 96 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), uma das forças vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), prepara-se para ganhar uma nova sede para o comando geral.

Com a migração para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o antigo prédio, também conhecido como Casarão Vermelho, será transformado em um museu, com a finalidade de contar a história da corporação.

 

As mudanças fazem parte de uma série de investimentos realizados pelo Governo do Ceará, por meio da SSPDS/CE, no CBMCE. Somente nos últimos sete anos, foram investidos mais de R$ 144 milhões para construção e reforma de quartéis, compra de equipamentos, capacitação e valorização salarial.

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, do perito geral do Ceará, Júlio César Torres, do delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e do secretário de Ciência, Tecnologia do Ceará e Educação Superior, Carlos Décimo.