Chuva provoca rompimento de barragens, inunda ruas e força saída de moradores de casas em Várzea Alegre

Publicidade

Uma forte chuva registrada durante a madrugada e a manhã deste sábado (12) no município de Várzea Alegre, na região do Cariri, provocou o rompimento de barragens de açudes da região, inundou ruas e ainda expulsou moradores de suas residências. Em Carnaubal, na Ibiapaba, a chuva arrastou carros, alagou escolas e faz asfaltos das ruas cederem.

Vídeos obtidos pelo g1 mostram ruas completamente inundadas, casas alagadas e um açude transbordando na cidade. Agentes do município estão atuando com prioridade em ações para garantir a segurança e a vida dos afetados, garante a Prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil de Várzea Alegre, já houve contato com a Defesa Civil estadual, que enviou uma equipe para ajudar no mapeamento das áreas afetadas e no levantamento dos danos. A prefeitura de Várzea Alegre e a Secretaria de Infraestrutura da cidade também estão presentes nos locais atingidos.

De acordo com o secretário de infraestrutura de Várzea Alegre, Eleomarcos Correia, açudes de pequeno porte foram rompidos com a força das chuvas, o que está provocando alagamentos na área urbana e rural.

“Enviamos também três caminhões pra fazer mudanças das pessoas na comunidade dessas casas que estão alagadas. Pessoas estão procurando casas de parentes pra levar seus móveis pra que nao se percam assim”, afirma.

 

Eleomarcos diz que no distrito de Canindezinho choveu mais de 200 mm, fazendo com que o Açude Caraíbas estivesse “com uma sangria muito forte, nunca vista”. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou na cidade 75 mm de acordo com dados do posto Boa Vista.

Previsão para o fim de semana

 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou cenário favorável para chuvas em todas as regiões do Ceará durante o fim de semana, entre esta sexta-feira (11) e o domingo (13).

No sábado (12) e no domingo (13), a previsão é de possibilidade de precipitações em todas as macrorregiões cearenses, especialmente na região Centro-Sul. No Cariri, na faixa litorânea e na região da Ibiapaba, as chuvas podem variar entre fraca e moderada, com chances de acumulados expressivos.

De acordo com a fundação, há “áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade como fatores de contribuição”, informa.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

1B43CDFE-AB4F-4807-8EA1-D2DF9298EEB3
25AFD2D6-B201-4EB9-AB79-497BD30A6E8B

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas