Bolsonaro vai ao Suriname em busca de parcerias comerciais

Foto: Fotos Públicas/Alan Santos/PR

Publicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, embarcou na manhã desta quinta-feira (20) para Paramaribo, no Suriname, e chegou à cidade por volta de 12h, no horário de Brasília. É a primeira parada de uma viagem de dois dias, que também incluirá a Guiana.

Segundo o governo, o objetivo da viagem é aprimorar a parceria comercial e econômica com os dois países vizinhos, principalmente, em relação aos setores de óleo e gás.
“Tem coisa que eu vou tomar conhecimento em voo. A gente vai para Guiana e Suriname, países que descobriram grandes reservas de óleo e gás. […] Eles têm um grande potencial de óleo e gás, repito. Então, é uma aproximação com os dois países”, afirmou o presidente sobre a viagem na noite desta quarta-feira (19).

Além disso, Bolsonaro afirmou que tratará de temas ligados à agricultura e infraestrutura que interessa aos países.

“Tem uma agricultura ali que, em parte interessa, para gente. De vez em quando o arroz [produzido nos países vizinhos] vai para Roraima – depois que demarcaram a Raposo Terra do Sol, incluindo as áreas de rizicultura, nem sempre Roraima tem autossuficiência para isso. Eles vão fazer pedido para nós também, em questão de infraestrutura”, disse o presidente.

 

Agenda no Suriname

No Suriname, está prevista a recepção do presidente brasileiro pelo vice-presidente do país, Ronnie Brunswijk, e de outras autoridades locais.

Depois, Bolsonaro encontrará o presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, no palácio presidencial do país e participará de uma reunião bilateral privada.

Após o encontro, o presidente surinamês oferecerá um almoço a Bolsonaro. Em seguida, acontecerá uma reunião ampliada de trabalho. Depois, os dois chefes de Estado assinarão uma declaração conjunta do encontro e falarão à imprensa em um salão do palácio presidencial.

À noite, o chefe do executivo do Suriname oferecerá um jantar ao presidente do Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores e a Presidência da República ainda não divulgaram os compromissos que Bolsonaro terá nesta sexta-feira (21) na Guiana.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também