Ceará já vacinou mais de 13 mil crianças em uma semana

Entretanto, cerca de 44% das crianças elencadas no Saúde Digital não tiveram seu cadastro confirmado. Neste sábado, 22, completa-se uma semana da aplicação de vacinas contra a Covid-19 no público entre 5 a 12 anos

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Estado, um total de 13.500 criançasentre 5 a 11 anos foram imunizadas em todo o Ceará. Dado foi divulgado na tarde deste sábado, 22, pelo governador Camilo Santana em suas redes sociais. Há uma semana, o uso das doses no público infantil era iniciado.

“Completamos hoje uma semana no início da vacinação das nossas crianças de 5 a 11 anos, um novo e importante momento da imunização dos cearenses. Até agora foram mais de 13.500 doses aplicadas, e nossa meta é agilizar essa vacinação para proteger o quanto antes as crianças do Ceará”, comentou o petista nas redes sociais.

Camilo também reforçou a importância de fazer o cadastro da criança no Saúde Digital. Para qualquer cearense receber as doses, é necessário estar cadastrado na plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). De um total de 904 mil crianças cearenses, apenas 400 mil cadastros foram confirmados no Estado, segundo o governador.

Em Fortaleza, menos da metade das crianças agendadas tomou a vacina contra Covid-19. Segundo dados fornecidos pela Prefeitura, do início da vacinação, no dia 15, até a última quinta-feira, 20, foram realizados um total de 11.080 agendamentos para esta faixa etária. No mesmo intervalo, o número de doses aplicadas foi de apenas 5.243, correspondente a apenas 47% do público esperado.

Capital inicia neste sábado a vacinação infantil para crianças com comorbidades entre 5 a 11 anos. A vacina aplicada é a da Pfizer, mas há previsão do uso da CoronaVac no Ceará após autorização da Anvisa para o público infantil. Sesa discutirá uso do imunizante e distribuição das doses para o Estado até a próxima semana. Dosagem da CoronaVac seria a mesma aplicada em adultos, medida tida como segura após análises técnicas.

Fonte: OPOVO

Serviço de Telessaúde da Sesa é ampliado; além de dúvidas sobre Covid-19, população tem acesso a informações sobre gripe

O atendimento ocorre das 7h às 22h, todos os dias da semana

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ampliou, mais uma vez, o serviço do Núcleo de Telessaúde da pasta. A assistência remota, com atendimento para dúvidas sobre Covid-19, passa a oferecer, também, esclarecimentos sobre a síndromes gripais. O suporte auxiliará no diagnóstico das doenças, que têm sintomas semelhantes.

O atendimento aos usuários ocorre via aplicativos de mensagens instantâneas – WhatsApp (85 8439-0647) e Telegram  –, além dos chats no hotsite Coronavírus e nos endereços eletrônicos da Sesa e do Governo do Ceará.

A plataforma conta com recurso de inteligência artificial para triagem, com perguntas sobre sintomas, que capta os usuários que necessitam de atendimento humano, realizado por profissional de saúde. Além disso, há opção de acessibilidade para acionar tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O coordenador do Núcleo do Telessaúde da Sesa, Luiz Costa, comenta que o serviço é bem completo. “Os usuários passam realmente por uma avaliação. Nós emitimos receita, dispensamos atestado, quando necessário, e indicamos o tempo correto de isolamento”.

A iniciativa, além de facilitar o acesso às dúvidas da população, pode aliviar a demanda nas unidades de saúde. “O plantão está evoluindo para atender também aos casos de síndrome gripal. A telemedicina pode diminuir o fluxo nas unidades e até resolver casos menores. Além da Covid-19, estamos vivenciando também muitos casos de gripe. O atendimento remoto beneficia os usuários sem que eles precisem sair de casa”, pontua o articulador do serviço da Sesa e médico de Família e Comunidade, Allan Denizard.

O atendimento ocorre das 7h às 22h, todos os dias da semana. A tecnologia possui, ainda, respostas para dúvidas frequentes, retiradas das redes sociais da pasta.

MPE pede desaprovação das contas de campanha de Arthur de Zé Adega

O Ministério Público Eleitoral (MPE) concedeu parecer favorável a desaprovação das contas de campanha do candidato derrotado a Prefeito do Crato, em 2020, Arthur de Zé Adega (PSL). No parecer, o promotor de Justiça Rangel Bento Araruna considera a existência de caixa dois, prática configurada como crime eleitoral.

Segundo o MPE, o relatório de diligências apontou irregularidades na prestação de contas e o candidato, mesmo depois de notificado, não conseguiu reunir esclarecimentos e documentos suficientes ao saneamento.

No relatório final, o Analista de Contas do Cartório Eleitoral informa a persistência de irregularidades, como o descumprimento quanto à entrega dos relatórios financeiros de campanha, bem como doações não registradas pelos doadores em suas prestações de contas, “revelando indícios de recebimento de recursos de origem não identificada”.

Para o MPE, as irregularidades ‘representarem vícios graves e insanáveis’ e “violam a transparência e a lisura da prestação de contas e dificultam o efetivo controle, por parte da Justiça Eleitoral, sobre a licitude da movimentação dos recursos de campanha, além de denotar possíveis desvios na administração financeira da campanha e a prática do famigerado caixa 2”.

Ceará deve ter chuvas neste fim de semana em todas as macrorregiões, diz Funceme

Chances de precipitações variam de 40% a 70%, principalmente durante o período da madrugada e manhã do sábado.

Algumas regiões de Fortaleza amanheceram com chuva neste sábado (22) e a previsão para o fim de semana é de cenário chuvoso em todas as macrorregiões do Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A previsão da Funceme é que todas as regiões devem apresentar de 40% a 70% de chances de receber precipitações, principalmente durante o período da madrugada e manhã do sábado com céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.

As chuvas previstas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade. Ainda, as precipitações tendem a ser com intensidade variando de fraca a moderada, ocasionalmente forte, à princípio.

No domingo, a probabilidade de chuvas é menor, entre 20% e 40%, mas em todas as macrorregiões deve ocorrer registros de precipitação. O céu vai variar de parcialmente nublado a poucas nuvens.

Fonte: G1/Ceará