O Ceará registrou chuvas no interior em mais de 130 municípios das 7h de domingo (26) até as 7h desta segunda-feira (27), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No balanço do órgão atualizado às 11h, as precipitações alcançaram 137 cidades.
Cedro, na Região Centro-Sul, teve a maior chuva, com 120 milímetros. Icó, também no Centro-Sul, registrou 100 milímetros. Iracema no Vale Jaguaribe recebeu 84 milímetros.
As chuvas também atingiram outras regiões como a da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Destaque para os municípios de Meruoca (84 milímetros), Tamboril (74 milímetros) e Aurora (68,2 milímetros).
O estado deve ter chuvas em todas as regiões nesta segunda-feira (27), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, as maiores precipitações devem ocorrer nas Regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e nos litorais de Fortaleza e Pecém.
A Funceme afirmou que as chuvas ocorrem em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
A previsão para terça-feira (28), a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri. E para quarta-feira (29), céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva na faixa litorânea.
Pré-estação chuvosa
Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação chuvosa no Ceará. Como o nome sugere, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. A previsão é de poucas chuvas no início desse período.
De acordo com dados da Funceme, a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não tem relação com o resultado dos meses seguintes, como explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.