Inca alerta população para riscos do câncer do intestino

Campanha mostrará o que é preciso saber para prevenir doença

Por ocasião da data que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lança campanha alertando a sociedade para os riscos da doença quando atinge o intestino.

A iniciativa, com o tema Câncer de Intestino: O Que Você Precisa Saber?”, será trabalhada pelo Inca no fim deste ano e ao longo do próximo, com material de esclarecimento, peças publicitárias e eventos.

A campanha foi lançada nesta quinta-feira (25) com um seminário transmitido pelo canal do Inca no YouTube. As palestras foram gravadas e estão disponíveis para quem deseja saber mais sobre o tema.

Segundo o instituto, 30% de novos casos de câncer de intestino podem ser associados à má alimentação, ao excesso de peso, à inatividade física e ao excesso de bebida alcóolicas. Por isso, a prevenção tem papel importante diante do crescimento do sobrepeso e obesidade no país.

Entre 2003 e 2019, o número de obesos com 20 anos ou mais passou de 12,2% para 26,8%, mais que dobrou em menos de 20 anos. A obesidade atinge uma em cada quatro pessoas com mais de 18 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019.

O Instituto Nacional do Câncer destaca que a doença é tratável. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento do câncer de intestino seja eficaz. Um dos desafios é fazer com que a população tenha mais conhecimento da doença, identificando sintomas e aspectos desse tipo de câncer.

Estimativas

No seminário virtual, a chefe da Divisão de Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, Marianna Cancela, apresentou a situação do câncer de intestino, a terceira neoplasia mais comum entre os brasileiros.

A estimativa de mortalidade de pessoas com mais de 15 anos dela doença é de 160 mil entre 2026 e 2030, sendo 82,4 mil entre mulheres e 79,4 mil entre homens.

Na comparação com o início dos anos 2000 (2001 a 2005), os números projetados para o fim desta década podem significar um aumento de três vezes, no caso dos homens, e de 2,6 vezes, no das mulheres. “Aproximadamente 6 milhões de anos de vida serão perdidos entre 2021 e 2030”, lamentou Masrianna Cancela.

Atualmente, entre os homens, o câncer de manifestação mais comum é o de próstata, com 29,2% dos casos. Entre as mulheres, o tipo mais frequente de câncer é o de mama, com 29,7% dos registros.

Sintomas

Os principais sintomas do câncer do intestino são sangue nas fezes, diarreia, prisão de ventre, dor de barriga, fraqueza, anemia, perda de peso sem um motivo aparente, fezes finas e compridas e tumoração no abdômen.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Romão França e Jesualdo Duarte são empossados na Câmara Juazeiro do Norte

Por Rogério Brito Agência News Cariri

Romão França (PTB) e Jesualdo Duarte (PSDB) deixaram as suplências na Câmara de Juazeiro do Norte e tomaram posse nesta quinta-feira (25). Eles assumem duas das três cadeiras abertas no legislativo municipal após o afastamento de parlamentares alvos da Operação “Públio Vatínio”. A terceira vaga será ocupada por Auricélia Bezerra (PTB), que adiou sua posse para a próxima terça-feira (30).

Em discurso improvisado, Duarte agradeceu seus eleitores e o apoio da família. Ele assume pela primeira vez uma cadeira no legislativo juazeirense. “A primeira batalha não foi vencida, mas aqui estou para representá-los. Me cobrem. Essa é a função do vereador, de ser cobrado”, disse o tucano em pronunciamento na Tribuna da Casa.

França, por sua vez, acumulou 13 anos na suplência da Câmara de Juazeiro do Norte. “Tudo tem seu tempo certo de acontecer”, afirmou o parlamentar em discurso de posse previamente elaborado. Ele ainda elogiou a condução da Presidência da Casa – que está sob o comando interino de William Bazílio (PMN) – e se comprometeu em cumprir um mandato popular.

Juazeiro: Castramóvel continua atendimento no Conjunto Habitacional São Sebastião

Desde o início deste mês de novembro, o Castramóvel está realizando atendimentos no Conjunto Habitacional São Sebastião. De acordo com a Coordenadoria de Bem-estar Animal, o equipamento permanecerá no local até a próxima semana, quando devem ser concluídas as demandas do conjunto habitacional.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, afirma que já foram realizadas mais de 40 castrações, atendendo, primordialmente, tutores de baixa renda. Ela acrescenta que, a partir da segunda semana de dezembro, o Castramóvel será deslocado para o Conjunto Habitacional Padre Cícero, ficando no espaço até que seja atendida a necessidade de castrações do endereço.

Novos ambientes serão atendidos a partir de janeiro de 2022.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Evandro Leitão é eleito vice-presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil

Durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nesta quinta-feira (25), em Campo Grande-MS, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, foi eleito vice-presidente do Colegiado de Presidentes das Casas Legislativas do Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano, assumiu a presidência do grupo.

“É com muita satisfação e responsabilidade que iremos assumir esse importante posto. O Poder Legislativo do Ceará terá assento na diretoria desse colegiado, vinculado à Unale, e espero que nós possamos, através da troca de experiência, ajudar nossos irmãos e irmãs de outros estados, como também trazer novas ações para beneficiar o povo cearense”, afirmou Evandro.

O Colegiado dos Presidentes reúne os chefes dos poderes legislativos de todas as Unidades da Federação, com o objetivo de defender os interesses dos cidadãos em meio a temas de relevância nacional. Em suas reuniões, os presidentes dos Parlamentos Estaduais buscam a união e a convergência de interesses em pautas que beneficiem a população brasileira.

Câmara aprova texto-base que cria Auxílio Brasil, novo Bolsa Família de Bolsonaro

Com apoio da oposição, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória (MP) que acaba com o programa Bolsa Família e cria o Auxílio Brasil, o novo programa social do governo Bolsonaro.

O relatório do deputado Marcelo Aro (PP-MG) foi aprovado por 344 votos a favor e nenhum contrário. Os destaques ainda precisam ser votados. Depois, a MP vai para o Senado, onde precisa ser aprovada até o próximo dia sete de setembro para não perder validade.

Apesar dos protestos contra o fim do Bolsa Família pelo presidente Jair Bolsonaro, criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as lideranças da oposição costuraram um acordo para manter a determinação de fila zero para quem for elegível ao programa de acordo com os critérios de pobreza e extrema pobreza que servem de baliza para o acesso ao Auxílio Brasil.

Os oposicionistas justificaram que no momento atual de aumento da fome no País, com as pessoas comendo osso, não poderiam votar contra o Auxílio, mas reforçaram o tempo todo que estavam votando contra a MP elaborada pelo governo e a favor do relatório do deputado Marcelo Aro que melhorou o desenho do programa.

Pressionado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-PP), e pelos governistas, o relator retirou do parecer a correção automática anual do valor do benefício atrelada à inflação. Mas a oposição avisou na votação que iria brigar depois para garantir a indexação na votação dos chamados destaques (sugestões de alteração ao texto-base).

Durante a votação, Lira cobrou o cumprimento do acordo com a oposição para a votação da MP por conta do quórum baixo. “Não estaria votando com quórum baixo se não estivesse o acordo. Isso é fato”, ressaltou. O risco era de a oposição voltar atrás. O PT, Psol e outros partidos da esquerda encaminharam voto favorável à aprovação do relatório do deputado Marcelo Aro.

Atendendo uma demanda dos partidos de esquerda, o relator retirou a possibilidade de crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil, que permitiria abatimento das parcelas do benefício a ser pago pelo governo. O consignado era a “menina dos olhos” do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica para estimular o microcrédito e o empreendedorismo em 2022, mas visto como extremamente arriscado para uma população que já é muito pobre e só tem essa renda.

A oposição tentou costurar durante a votação no plenário a retirada do vale-creche para as famílias que não conseguem vagas nas creches públicas, benefício batizado de Auxílio Criança Cidadã. Mas o relator acabou não suprimindo o vale-creche, mas fez ajustes no texto. A oposição alegou que o vale-creche era uma tentativa de “voucherizar” a educação, um dever constitucional do Estado.

Aro argumentou que, enquanto os municípios não conseguem suprir a demanda, era preciso assegurar a ampliação do acesso à educação infantil.

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que a MP do governo Bolsonaro era muito ruim. “Veio sem corpo. Veio uma carcaça”, afirmou ele, ressaltando que Bolsonaro criou o “Bolsa Zero” para as mais de 20 milhões de famílias que ficaram sem renda com o fim do Auxílio Emergencial da pandemia Covid-19 e o início do Auxílio Brasil. Segundo Molon, com diálogo com a Câmara, o relator melhorou o texto, mas ainda está aquém da necessidade do País.

Entre os avanços, o líder da oposição elencou a fixação de critérios permanentes no texto da lei para o acesso do benefício e não apenas em regulamento definido pelo Executivo.

“O governo não poderá mudar os critérios. A lei estabelece quem tem direito ao Auxílio e não dependerá do orçamento”, argumentou Molon ponderando que esse mecanismo inverte a ordem que existe hoje. Ele aproveitou para cutucar Bolsonaro ao dizer que o presidente faz churrascos com carne caríssima e que não sabe o que o que o povo está passando na fila dos ossos.

Os deputados da oposição dominaram os discursos. A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que o Auxílio é eleitoreiro e lembrou que o presidente chamava os beneficiários de “vagabundos”. Ela defendeu que o valor do Auxilio suba de R$ 400 para R$ 600 e cuidar da transição dos 25 milhões que ficaram sem o benefício.

Para incluir mais famílias no programa, o relatório ampliou os critérios de acesso per capita (por pessoa) ao programa. Os valores tinham sido definidos em decreto do governo, mas o relator resolveu subir os valores de referência no relatório. A linha de extrema pobreza subirá de R$ 100 para R$ 105 e a da pobreza, de R$ 200 para R$ 210.

Marcelo Aro separou os três benefícios do núcleo de combate à pobreza dos cinco que são chamados por ele de “transformação social” e porta de saída do programa, como o auxílio esporte e iniciação científica (para famílias que tiverem bom desempenho escolar e em jogos), o criança cidadã (vale-creche), produção rural e o auxílio produção urbana (para quem conseguir emprego).

Essa divisão é também uma tentativa de conter as críticas dos especialistas que apelidaram os inúmeros benefícios de “árvore de Natal”, como risco de tirar foco e recursos de que mais precisa e passa fome.

Ao tornar mais clara a separação entre a transferência de renda aos mais pobres, equivalente ao Bolsa Família, e os demais novos auxílios, o relator evita que o orçamento desta transferência básica seja consumido pelos demais auxílios, que ainda não foram testados. Segundo ele, será uma opção para o governo priorizar ano após ano quais são os programas que ele acha que deve fomentar mais.

Outra mudança importante é a retirada da limitação de cinco beneficiários por família. O relator incluiu a nutriz (mulher que amamenta) na composição familiar. No texto original ela estava fora para receber o benefício. Ele ainda incluiu a opção do beneficiário fazer o saque nas casas lotéricas e não apenas nas agências da Caixa.

Também endureceu as exigências para o vale-creche, que será pago às mães que não conseguirem matricular o filho numa creche pública. O relatório coloca inúmeras exigências para que as creches se habilitem.

Fonte: O POVO

Juazeiro realiza nova aplicação de 2ª dose da vacina Pfizer neste sábado (27)

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, aplica, neste sábado, 27, a 2ª dose da vacina Pfizer, das 8h às 14h.

O imunizante está destinado à população geral que tomou a 1ª dose da vacina Pfizer até o dia 30 de setembro, e ainda não tomou a 2ª dose.

Não precisa de agendamento na plataforma Saúde Digital. A lista nominal será publicada no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, a partir das 9 horas desta sexta-feira, 26. Mesmo que o nome não esteja na lista, pode se dirigir aos locais destinados.

– Escola Rotary

– Quadra da Edward Teixeira (Entrada pela Rua Monsenhor Esmeraldo)

– Quadra da Unijuazeiro.

Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte

Conta de luz terá renegociação com desconto de até 50% e parcelamento em 12 vezes

Clientes que estão em inadimplência com a Enel Distribuição Ceará vão poder quitar as dívidas por meio de ação promovida pela empresa. A iniciativa prevê descontos de até 50% e estará disponível até o dia 31 de dezembro.

Haverá ainda a possibilidade de parcelamento em até seis vezes para quem possui débitos vencidos há mais de 180 dias, sendo uma entrada de 10% e mais cinco parcelas. Para quem possui débitos vencidos há menos de 180 dias, o parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes.

As negociações poderão ser realizadas por meio do Portal de Negociações, no site da empresa, pelo aplicativo Enel Ceará ou pelo 0800 285 0196.

Mais informações sobre a campanha estão na página da Enel.

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Também será possível fazer a regularização presencialmente, em uma das unidades de atendimento da Enel, incluindo as lojas que vão estar abertas nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro.

O atendimento deve ser agendado, mas exclusivamente nos próximos dois sábados vai ocorrer por ordem de chegada, sem a necessidade do agendamento.

O objetivo da campanha é estimular a regularização e facilitar a negociação com descontos, redução de juros e diversas opções de parcelamento.

Podem participar da regularização clientes comerciais, industriais, residenciais e de propriedade rural.

Fonte: Diário do Nordeste

Após denúncia do MPCE, Justiça condena pai e filho pelo crime de tortura em Aurora

Após denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em Aurora, por meio do Promotor de Justiça Luiz Cogan, a Justiça condenou José Ribamar Gonçalves e seu filho, Francisco Tavares de Oliveira Neto, pelos crimes de tortura. José Ribamar foi condenado a 12 anos e seis meses de reclusão, enquanto Francisco Neto, a nove anos e três meses pelos atos criminosos, que ocorreram em outubro de 2020. Na decisão judicial também foi negado aos réus o direito de recorrer em liberdade.

Ribamar Gonçalves e Francisco Neto foram denunciados pelo MPCE por terem torturado dois funcionários de um estabelecimento comercial gerenciado por ambos. Pai e filho, supondo que os funcionários teriam subtraído uma quantia em dinheiro do comércio, torturaram as vítimas em busca de uma confissão. Durante a tortura, inclusive, uma das vítimas teve um dente arrancado pelos réus. José Ribamar, por já estar cumprindo pena pelo crime de receptação à época em que foi expedido mandado de prisão em seu desfavor, teve a pena aumentada, levando então aos 12 anos e seis meses de reclusão.

Fonte: MPCE

Operação Centro Seguro da PMCE terá início na próxima sexta-feira na região do CRAJUBAR

A operação denominada de Centro Seguro desenvolvida pela Polícia Militar do Ceará, que se inicia no próximo dia 26, contará com um reforço de 100 policiais militares, distribuídos diariamente na área do 2º Batalhão de Polícia Militar, realizando o policiamento nas ruas do centro de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O policiamento será realizado nas modalidades a pé, em viaturas, motos e a cavalo, até o dia 25 de janeiro de 2022.

A operação tem como objetivo reforçar a segurança na área central deste municípios, visando auxiliar na segurança de consumidores e comerciantes em uma das épocas consideradas de maior fluxo de pessoas nas áreas comerciais desses municípios.

De acordo com o comandante do 2ºBPM, Tenente-Coronel Patrício Lima de Sant’ana, os agentes de segurança ficarão espalhados em diversas ruas dos Centros Comerciais dos municípios do triângulo CRAJUBAR, com ênfase nas áreas de maior movimentação de pessoas.

Durante a operação, a Polícia Militar contará com o apoio das forças amigas, dentre elas, Polícia Civil, Guarda Municipal e DEMUTRAN.

A abertura ocorrerá na próxima sexta-feira (26/11), às 09h, nos seguintes locais:
– Em Juazeiro do Norte, na Praça Padre Cícero.
– Em Crato, na Praça da Sé.
– Em Barbalha, na Praça da Estação.

Juazeiro: Seduc divulga resultado final de processo seletivo para profissionais da Escola Cívico-Militar

A Prefeitura de Juazeiro de Norte, por meio da Secretaria de Educação, divulgou o resultado final, após apresentação de recursos, do Processo Seletivo para composição de cadastro de reserva de profissionais nos cargos de oficial de gestão escolar, oficial de gestão educacional e instrutores/ monitores de alunos. A Secretaria disponibiliza, também, a lista da primeira convocação e o cronograma para lotação.

Seguindo o quadro de convocação, os classificados devem comparecer ao setor de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira, 26, munidos de um documento com foto, para realizar o processo de lotação. O horário de cada candidato está disponibilizado no cronograma.

Endereço: Rua São Francisco, S/N, Bairro São Miguel

Canais para dúvidas: Whatsapp (88) 9.9845-5333

E-mail: dci.seduc@gmail.com

 

Confira no link abaixo a lista com os resultados e o cronograma de convocação.

Fonte: Ascom Juazeiro do Norte