As ações de Investigação Judicial Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre suspeita de disparos em massa de mensagens na última eleição presidencial devem ser julgadas na próxima terça-feira (26). Será o momento em que os ministros dirão se houve ou naão abuso de poder econômico pela chapa Bolsonaro-Mourão em 2018.
A chapa é alvo de duas ações a partir de suspeitas sobre disparos em massa de mensagens. Segundo o TSE, essas ações investigam a contratação de serviço de disparos em massa de mensagens em redes sociais em desacordo com a legislação vigente à época.
As duas ações pedem a cassação da chapa por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. O presidente sempre negou irregularidades na campanha eleitoral.
As ações de investigação judicial eleitoral, as chamadas AIJEs, foram abertas para apurar e punir a suspeita de prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição. Segundo o TSE, esse tipo de irregularidades pode gerar casos de abusos de poder econômico, de poder político ou de autoridade e de uso indevido dos meios de comunicação social.
Fonte: G1