Assaré deve implantar energia solar nos prédios públicos

A Câmara de Vereadores de Assaré recebeu um projeto do Poder Executivo que versa sobre um plano de Geração Distribuída (GD) de Energia Elétrica para prédios públicos do município. A tecnologia consiste em um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede, com geração elétrica nos próprios locais de consumo, por meio de fontes sustentáveis, como a energia solar, diminuindo assim os gastos públicos no setor.

Só em 2020, a Prefeitura de Assaré gastou mais de 640 mil reais com energia elétrica. Levando em consideração o consumo médio do município, a Geração Distribuída pode proporcionar uma economia de mais de 32 mil reais por mês.

A longo prazo, isso deve gerar uma diminuição de até 95% nos custos de energia nos cofres do município.Além do fator econômico, o sistema pode gerar uma redução de três toneladas de gás carbônico a cada 10kWh de energia gerados. O investimento inicial será de 2 milhões de reais para a implementação do sistema.

De acordo com Maria Eugênio, Diretora administrativa da Atta Energias que apresentou o projeto no município, a aquisição de sistemas fotovoltaicos representa para Assaré uma posição de destaque. “O projeto culminará na diminuição de despesas do município, através da utilização de tecnologia moderna e de valores de sustentabilidade ambiental. Isso demonstra que a gestão está desempenhando estratégias eficientes quanto a utilização do recurso público”, afirmou.