Alimentos que atrasam o envelhecimento após os 50 anos

Não existe uma fonte de juventude, mas a alimentação pode ser uma poderosa aliada.

E a Eat This, Not That! preparou uma lista de alimentos que atrasam o envelhecimento após os 50 anos:

1) Abacate
Rico em fibras e gorduras saudáveis ​​para o coração, vitaminas B, potássio e vitaminas A, C, E e K, os abacates podem retardar o inevitável processo de envelhecimento. Os abacates são uma fonte abundante de gorduras que combatem a inflamação e promovem uma pele lisa e brilhante e são ricos em vitamina A, que pode ajudar o corpo a eliminar as células mortas da pele.

2) Peixes gordurosos
Certos tipos de peixes com abundância de ómega-3, como salmão ou bacalhau ajudam na inflamação da pele envelhecida, além de reduzirem o risco de doença de Alzheimer.

3) Mirtilos
A vitamina A, que também é encontrada nos abacates, pode ajudar a nossa pele a manter a elasticidade e a lutar contra a inflamação. O mirtilo é uma fonte rica em vitaminas A e C, que podem reduzir a inflamação que pode causar danos à pele e envelhecimento.

Fonte: Notícias ao Minuto

Três efeitos da ingestão de espinafres para o corpo

Pode ser muito benéfico!

Os espinafres, além de deliciosos, oferecem uma ampla variedade de benefícios nutricionais que podem ter efeitos significativos no seu bem-estar. Aqui estão três:

1) Pode ajudar a perder peso
Um estudo de 2014, publicado na Appetite, descobriu que, entre um grupo de 38 mulheres com excesso de peso que receberam uma bebida com extrato de espinafres ou um placebo, aquelas que receberam o extrato de espinafre verificaram uma redução de até 95% no desejo por comida e perderam 43% a mais de peso do que os membros do outro grupo.

2) Pode baixar a pressão arterial
De acordo com uma pesquisa de 2015, publicada na revista Clinical Nutrition Research, os participantes do estudo que consumiram sopa de espinafres com alto teor de nitrato ao longo de sete dias apresentaram redução da rigidez arterial e redução da pressão arterial sistólica.

3 )Pode reduzir o risco de doenças cardíacas
Um estudo de 2021, publicado no European Journal of Epidemiology, descobriu que comer apenas uma chávena de espinafres por dia pode reduzir o risco de doença arterial periférica em até 26%, e pode diminuir o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

Fonte: Notícias ao Minuto

Pacientes do sistema público vão poder acompanhar consultas e exames por aplicativo, no Ceará

O novo ícone “consulta médica”, no Ceará App, faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e está habilitado a partir desta quinta-feira (22).

Pacientes do sistema público de saúde do Ceará vão poder acompanhar as consultas, exames e agendamentos por meio do Ceará App, um aplicativo disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac). O novo ícone “consulta médica” faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e está habilitado a partir desta quinta-feira (22).

No aplicativo, o paciente pode conferir data e local do atendimento e nome do médico que vai atendê-lo. No dia da consulta, o cidadão deve mostrar o número do agendamento na recepção da unidade.

O sistema também oferece a confirmação do agendamento de uma consulta. Caso este seja cancelado, a Central de Regulação poderá rapidamente realocar a vaga para outro paciente, otimizando a capacidade da rede de atendimento.

Faça o download do aplicativo

O orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde, Luiz Guilherme Pinheiro, afirma que a nova ferramenta vai ajudar o sistema de saúde a ficar mais próximo da população.

“Vai ajudar na melhoria da coordenação dos fluxos dos pacientes, pois nos interessa muito saber que o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) está realmente praticando sua autonomia, de fato tendo conhecimento de sua agenda e informando a respeito do comparecimento à consulta ou ao exame marcado. Esta ferramenta vai nos aproximar da população”, disse.

“O mais importante da ferramenta é que vai aumentar a autonomia do usuário do SUS de poder também ter um papel mais proativo no gerenciamento do cuidado da sua saúde, pois vai saber quando será realizado o exame; ele pode desmarcar essa consulta ou exame, ou agendar uma nova data. É um instrumento de comunicação que vai ajudar a potencializar a interação da Central de Regulação com os usuários do SUS”, conclui Guilherme Pinheiro.

Fonte: G1/Ceará 

Crato: prefeitura convoca aposentados e pensionistas para a prova de vida

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Administração, comunica aos servidores vinculados a referida secretaria sobre o recadastramento dos aposentados e pensionistas beneficiários do Tesouro Municipal para a modalidade da Prova de Vida.

Estes servidores deverão realizar obrigatoriamente a comprovação de vida, sob pena de suspensão do pagamento do benefício. O prazo para o referido procedimento ser feito é até o dia 30 de julho de 2021.

A Prova de Vida pode ser realizada de forma presencial, na Secretaria de Administração, localizada no prédio da Prefeitura, onde o servidor deverá levar os originais da seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de residência. Ou em domicílio, solicitando, por meio de agendamento, e um funcionário da secretaria se fará presente ao local. O agendamento é realizado através dos seguintes canais: SIPA (https://servicos.crato.ce.gov.br/sipa); email (administração@crato.ce.gov.br); ou pelo Whatssap (88) 3521-9600.

Acesse o link para visualizar a lista dos aposentados e pensionistas que devem realizar a Prova de Vida: https://crato.ce.gov.br/arquivos/1376/OUTROS___0000001.pdf

A campanha eleitoral das eleições suplementares de Missão Velha já tem seu primeiro debate confirmado

Seguindo o processo democrático que deve predominar em qualquer eleição, Dr. Lorim e Fitinha apresentarão suas ideias em debate

A população de Missão Velha não pode deixar de acompanhar o primeiro debate das eleições complementares entre os candidatos Dr. Lorim (PDT) e Fitinha (PT), uma vez que essa é uma grande oportunidade para se conferir o que pensa cada candidato e quais seus principais planos para administrar o município, que é um dos mais importantes do Cariri.

A iniciativa da TV Cariri En Si contempla a cidadania e a valorização dos princípios democráticos, além de promover o exercício dos deveres e direitos do eleitor e da eleitora, através da exposição dos planos de governo que serão postos em prática pela chapa vencedora. O debate está marcado para o próximo sábado, dia 24 de julho, com início às 19h, Câmara Municipal de Missão Velha. O embate será transmitido ai vivo na TV Cariri En Si (YouTube) e pela página do Cariri En Si, no facebook.

Luciano Huck assumirá comando do ‘Domingão’ a partir de 5 setembro

A novidade foi anunciada pela Rede Globo nesta quinta-feira (22)

O apresentador Luciano Huck vai assumir o programa ‘Domingão’ a partir do dia 5 de setembro, segundo publicação do portal G1.

O anúncio foi feito em comunicado da Rede Globo, divulgado nesta quinta-feira (22). A nota aponta que Huck vai comandar a atração televisiva com uma mistura de “quadros de sucesso com grandes histórias até dezembro”.

A expectativa, ainda conforme a emissora, é de que o apresentador só estreará o novo formatoem janeiro de 2022, com todas as novidades previstas anteriormente.

Tiago Leifert, que comanda a produção desde a saída de Fausto Silva, fica até a final do ‘Superdança dos Famosos’, com previsão para ser finalizada no dia 29 de agosto.

SAÍDA DE FAUSTÃO

Fausto Silva já havia anunciado a saída da Globo desde o início do ano, após optar por não renovar o contrato com a emissora. No entanto, a surpresa aconteceu com o anúncio de que ele deixaria o palco do programa antes mesmo do previsto.

A decisão, segundo informou o comunicado oficial na época, teria ocorrido “por razões estratégicas e internas”.

Junto do comunicado, a Rede Globo confirmou que a decisão de afastamento de Faustão teria ocorrido de forma mútua, sem apontar a possibilidade de uma despedida perante o público.

CHEGADA DE LEIFERT

A mudança da decisão inicial da Rede Globo ocorreu após a primeira substituição de Faustão em 32 anos de ‘Domingão’. Internado com uma infecção urinária, tratamento que demandou acompanhamento médico, Tiago Leifert foi designado a assumir o comando da produção televisiva.

Cara do Big Brother Brasil, ele logo virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais por conta da desenvoltura no palco do programa. Segundo especulações, a preocupação seria no apego do público com a imagem do jornalista.

Fonte: Diario do Nordeste 

Nova Olinda conquista nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente

Nova Olinda está entre os municípios cearenses que atingiram a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). A iniciativa analisa a situação da política ambiental nos municípios.

Como contrapartida, os municípios recebem o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre a circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, “com o recurso advindo do ICMS ecológico, o valor será repassado para o consórcio COMARES para políticas de resíduos sólidos, em que será investido para o começo da implantação em uma Central de Tratamento de Resíduos e um aterro intermunicipal. Com isso, vamos poder fechar o lixão e dar a destinação correta aos resíduos”, destaca.

Camilo sanciona lei que obriga profissional da saúde a registrar violência contra a mulher em prontuário

Registros devem ser encaminhados às autoridades policiais em até 24 horas. Lei entra em vigor em setembro de 2021.

 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou uma lei que torna obrigatório o registro de violência contra a mulher em prontuários de atendimentos médicos em todo o estado do Ceará. O texto consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (21).

Embora nunca tenha deixado de atingir mulheres no Ceará, a violência doméstica voltou ao debate público após o caso da digital influencer Pamella Holanda, agredida pelo cantor de forró DJ Ivis. Ela divulgou em suas redes sociais vídeos de agressões cometidas por ele no âmbito familiar. O agressor está preso preventivamente e deve responder a dois processos criminais.

De acordo com o texto sancionado pelo governador, o profissional da saúde que estiver no atendimento e observe indícios de violência contra a mulher é obrigado a registrar o fato em prontuário. O objetivo, conforme a lei, é contribuir com a “estatística, a prevenção, o tratamento psicológico e a comunicação à autoridade policial”.

Com a nova lei, caso o profissional da saúde constate a violência e não realize o registro ou não os encaminhe às autoridades policiais, podem ser aplicadas penas de sanção administrativa determinadas pela direção do hospital.

Mais de 3,4 mil casos no primeiro semestre

 

Só no primeiro semestre de 2021, conforme o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foram concedidas 3.496 medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência. As medidas protetivas são aplicadas após a denúncia de agressão feita em uma delegacia de polícia, cabendo ao juiz determinar a execução desse procedimento em até 48 horas.

Segundo a nova lei, os prontuários que contiverem indicações de violência devem ser encaminhados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, bem como à autoridade policial do município, em até 24 horas. A lei entra em vigor em setembro deste ano.

Fonte: G1/Ceará 

ZPE Ceará fecha primeiro semestre de 2021 com alta de 17,3% na movimentação de cargas

Primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em operação no Brasil, a ZPE Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém, encerrou o primeiro semestre deste ano com um crescimento de 17,3% na sua movimentação de cargas. Ao todo, no acumulado dos seis primeiros meses de 2021, mais de 6,3 milhões de toneladas (t) passaram pelos gates da free-trade zone cearense, aproximadamente 930 mil t a mais do que no mesmo período do ano passado.

Ao longo do semestre, a ZPE Ceará registrou avanço na movimentação de cargas em todos os seis meses do ano, na comparação com os respectivos meses de 2020, ano que ficou marcado pela chegada da pandemia da Covid-19 ao Estado. Somente em junho, mais de 1,18 milhão de t foram movimentadas, representando assim um crescimento de 27% ante o mesmo mês de 2020.

“Sabemos que os desafios oriundos da pandemia ainda não acabaram e que, por isso, precisamos manter todos os esforços para superá-los diariamente. O resultado do primeiro semestre, fruto de toda a eficiência e celeridade de nossas operações, é mais um indicativo de que estamos no caminho certo para retomar o nosso ritmo”, afirma a diretora de operações da ZPE Ceará, Andréa Freitas.

Destaques do semestre

No acumulado de janeiro a junho, a movimentação de placas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que é considerada a principal mercadoria processada nas dependências da ZPE Ceará, atingiu 1.392.711 t, o que representa um avanço de 5,39% ante o número registrado no primeiro semestre do ano passado. Esses produtos são exportados para diversos países ao redor do mundo, via Porto do Pecém, para serem utilizados na indústria naval; de óleo e gás; automotiva; e também na construção civil.

Além das placas de aço, a ZPE Ceará também apresentou alta na movimentação de minério de ferro e de carvão mineral, importantes insumos que chegam à companhia via Porto do Pecém e são utilizados pelas empresas instaladas para a produção local. No caso do minério, 2.351.390 t foram movimentadas no semestre, aumento de 22,8% na comparação com o mesmo período de 2020; já o carvão foi responsável por 1.235.602 t, um avanço bem semelhante, de 22,7%.

Exportações

Entre os principais destinos das mercadorias produzidas pela ZPE Ceará no primeiro semestre de 2021, o maior destaque foram os Estados Unidos, com 784.854 t. No mesmo período, Canadá, com 69.749 t; México, com 48.110 t; e Bélgica, com 30.041 t, também receberam itens processados na free-trade zone cearense. Ao todo, as exportações atingiram 932.753 t no primeiro semestre.

Centro Dragão do Mar lança 3ª Sessão Circular nesta quinta-feira (22)

Mostra traz cinco curtas experimentais que permanecem em cartaz até 5 de agosto, gratuitamente, no YouTube do Dragão.

Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão apresenta, hoje (22), a terceira edição do programa “Sessão Circular”. Com o tema “Impressões e Sobreposições”, a mostra apresenta cinco curtas-metragens de três estados brasileiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará), produções com foco em cinema experimental brasileiro.

Disponíveis a partir das 12h, no YouTube no Dragão, estreiam “Pátria”, de Lívia Costa e Sunny Maia; “Zona Abissal”, de Luisa Marques & Darks Miranda; “Drama Queen”, de Gabriela Luíza; “Doze”, de Clara Tempone; e “Tango”, de Fabienne Maia. Os filmes permanecerão em cartaz até o dia 5 de agosto.

Além das exibições dos curtas, Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, promoverá um debate ao vivo com as realizadoras no dia 29 de julho, às 17h, também no YouTube do Dragão.

Os filmes

Pátria
Documentário | Colorido | Digital | 8 min | CE | 2020
Sinopse: Em uma fita VHS são narrados pensamentos sobre Pátria, nacionalismo e poder.
Direção: Lívia Costa e Sunny Maia
Classificação: Livre
Roteiro: Lívia Costa e Sunny Maia
Empresa produtora: N/A
Co-produção: Lívia Costa e Sunny Maia
Produção executiva: Lívia Costa e Sunny Maia
Direção de produção: Lívia Costa e Sunny Maia
Montagem: Lívia Costa e Sunny Maia
Fotografia: Sunny Maia
Direção de arte: N/A
Trilha sonora: Luana Flores
Mixagem: Luana Flores
Som direto: Lívia Costa e Breno de Lacerda
Edição de som: Lívia Costa e Sunny Maia
Cenografia: N/A
Figurino: N/A
Elenco: Lívia Costa

Zona abissal
Experimental | Colorido | Digital | 13 min | RJ | 2020
Sinopse: Um ser híbrido surge da exploração do látex e tenta sobreviver em meio à destruição do mundo como conhecemos, junto a outros seres reais e imaginados, agarrando-se ao que ainda pode existir depois do fim.
Direção: Luisa Marques & Darks Miranda
Classificação: Não recomendada para menores de 14 anos
Roteiro: Darks Miranda
Empresa produtora: filmes da zona abissal
Trilha sonora: Orlando Scarpa Neto
Mixagem: Orlando Scarpa Neto
Edição de som: Orlando Scarpa Neto
Elenco: Darks Miranda

Drama Queen
Experimental | Colorido | Digital | 11 min | MG | 2020
Sinopse: Os dilemas da diretora que, mirando realizar um documentário, acaba por acertar no filme-ensaio. Uma ode à arte dramática surpreendida por uma enxurrada tragicômica.
Direção: Gabriela Luíza
Classificação: Livre
Empresa produtora: N/A
Montagem: Gabriela Luíza
Trilha sonora: Gabriela Luíza
Elenco: Carolina Castanho, Lucas Andrade, Gabriela Luíza e part especial de Mirella Façanha e feliz.
Doze
Experimental | Colorido | Digital | 9 min | MG | 2020
Sinopse: Esse é um filme sobre o amor fraterno.
Direção: Clara Tempone
Classificação: Não recomendada para menores de 12 anos
Roteiro: Clara Tempone
Empresa produtora: N/A
Direção de produção: Yeska Ferber
Montagem: Daniel Junqueira e Clara Tempone
Fotografia: Hudson de Assis, Anna América e Clara Tempone
Direção de arte: Gabriel Moura
Trilha sonora: Barulhista – mãos na lateral da estrutura
Toquinho – O Caderno (interpretada por Chico Buarque)
Barulhista – casanova
Mixagem: Daniel Junqueira e Clara Tempone
Som direto: Anna América
Elenco: Lucas Tempone e Clara Tempone

Tango
Experimental | Colorido | Digital | 7 min | CE| 2018
Sinopse: Um deslumbre irreal de liberdade e solidão. Mas não estamos sonhando.
Direção e produção: Fabienne Maia
Classificação: Livre

Serviço:

Cinema do Dragão apresenta “Sessão Circular” – Programa #3 – “Impressões e Sobreposições”
Período: 22 de julho a 05 de agosto de 2021
Horário: 12h
Local: YouTube do Dragão do Mar
Programação gratuita