Pacientes do sistema público vão poder acompanhar consultas e exames por aplicativo, no Ceará

No aplicativo, o paciente pode conferir data e local do atendimento e nome do médico que vai atendê-lo — Foto: Fátima Holanda/Governo do Estado

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O novo ícone “consulta médica”, no Ceará App, faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e está habilitado a partir desta quinta-feira (22).

Pacientes do sistema público de saúde do Ceará vão poder acompanhar as consultas, exames e agendamentos por meio do Ceará App, um aplicativo disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac). O novo ícone “consulta médica” faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e está habilitado a partir desta quinta-feira (22).

No aplicativo, o paciente pode conferir data e local do atendimento e nome do médico que vai atendê-lo. No dia da consulta, o cidadão deve mostrar o número do agendamento na recepção da unidade.

O sistema também oferece a confirmação do agendamento de uma consulta. Caso este seja cancelado, a Central de Regulação poderá rapidamente realocar a vaga para outro paciente, otimizando a capacidade da rede de atendimento.

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O orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde, Luiz Guilherme Pinheiro, afirma que a nova ferramenta vai ajudar o sistema de saúde a ficar mais próximo da população.

“Vai ajudar na melhoria da coordenação dos fluxos dos pacientes, pois nos interessa muito saber que o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) está realmente praticando sua autonomia, de fato tendo conhecimento de sua agenda e informando a respeito do comparecimento à consulta ou ao exame marcado. Esta ferramenta vai nos aproximar da população”, disse.

“O mais importante da ferramenta é que vai aumentar a autonomia do usuário do SUS de poder também ter um papel mais proativo no gerenciamento do cuidado da sua saúde, pois vai saber quando será realizado o exame; ele pode desmarcar essa consulta ou exame, ou agendar uma nova data. É um instrumento de comunicação que vai ajudar a potencializar a interação da Central de Regulação com os usuários do SUS”, conclui Guilherme Pinheiro.

Fonte: G1/Ceará 

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