Truques fáceis para diminuir a ingestão de processados

Melhore a sua alimentação (e saúde!).

Os alimentos processados fazem mal à saúde e à forma física. Assim, siga estas três dicas para diminuir a sua ingestão.

1. Mantenha snacks saudáveis ​​à mão
Manter a sua cozinha abastecida com muitos snacks nutritivos e portáteis pode tornar muito mais fácil fazer escolhas saudáveis. Exemplos incluem fruta, frutos secos, edamame e vegetais com húmus.

2. Troque alimentos refinados por integrais
Uma das maneiras mais simples de reduzir a ingestão de alimentos processados ​​é trocá-los por alimentos integrais mais saudáveis. Em particular, você pode substituir os refinados como massa branca, arroz e pão por verões integrais.

3. Beba mais água
Bebidas açucaradas como refrigerantes, sumos de frutas e bebidas energéticas são ricas em açúcar e calorias, mas pobres em nutrientes essenciais. Trocar gradualmente essas bebidas por água ao longo do dia é uma ótima maneira de reduzir a ingestão de alimentos processados.

Por obter nota máxima na gestão ambiental, Nova Olinda terá incremento na receita de ICMS

Nova Olinda está entre os municípios cearenses que atingiram a nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). A iniciativa analisa a situação da política ambiental nos municípios.

Como contrapartida, os municípios recebem o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre a circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, “com o recurso advindo do ICMS ecológico, o valor será repassado para o consórcio COMARES para políticas de resíduos sólidos, em que será investido para o começo da implantação em uma Central de Tratamento de Resíduos e um aterro intermunicipal. Com isso, vamos poder fechar o lixão e dar a destinação correta aos resíduos”, destaca.

Ceará recebe mais 255 mil doses para vacinação dos cearenses contra a Covid

Imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses

Mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa terça-feira (20), sendo 202.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 52.650 da Pfizer/BioNTech. O 47° lote de imunizantes será destinado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na vacinação da população em geral.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana reforçou que a vacinação é o único caminho para atravessar a pandemia. “As vacinas contra a Covid já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, da Secretaria da Saúde, para distribuição aos nossos municípios. Até o momento, já foram aplicadas 5.091.356 doses em todo o Estado. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, escreveu.

As doses da AstraZeneca e Pfizer foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição dos imunizantes para D1 já está sendo feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa segunda-feira (19), foram aplicadas mais de cinco milhões de doses. Com isso, 3,6 milhões de cearenses receberam a primeira dose. Mais de 1,3 milhão de cearenses já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, além dos 141 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.

Cadastro Estadual de Vacinação

Continua aberto o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A Sesa informa que ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.

Saúde do Ceará dá incentivo a municípios para consolidar rede de hospitais polo e ampliar policlínicas no Estado

Nessa terça (20), equipe da Sesa esteve em Limoeiro do Norte e Russas reunida com gestores municipais e das unidades de saúde

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) avança nas articulações junto aos municípios cearenses para consolidar a rede de hospitais polo e ampliar as especialidades das policlínicas no interior do Estado. Nessa terça-feira (20), equipe da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), liderada pelo secretário executivo Ivan Coelho, esteve em Limoeiro do Norte e Russas reunida com gestores municipais e das unidades.

Nos encontros, foram discutidos formatos e soluções para a incorporação de novos serviços e equipamentos que trarão melhorias e ampliarão a oferta assistencial nas atenções secundária e terciária da Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe. Também foram avaliadas as formas de financiamento desse reforço nas unidades, com recursos federais, estaduais, além do próprio município.

A política de incentivo hospitalar da Sesa contempla todas as Regiões de Saúde, visando à consolidação da rede de hospitais polo. Por outro viés, a pasta também busca, junto aos Consórcios Públicos de Saúde, o fortalecimento das especialidades das policlínicas. As iniciativas impulsionam a regionalização da oferta de serviços aos usuários, medida fundamental da Plataforma de Modernização da Saúde.

Gestores e técnicos da Seade já visitaram municípios das regiões Norte, Sertão Central e Cariri para apresentar a política de incentivo hospitalar. A parceria da Sesa (por meio da Seade e das Superintendências das Regiões de Saúde) com as gestões municipais é essencial para a efetivação das medidas.

“O intuito da Secretaria da Saúde do Ceará é agilizar o processo de melhoria nas unidades para oferecer aos mais de 80% dos cearenses que usam a saúde pública o amplo acesso às especialidades que podem ser ofertadas. Estamos visitando muitos hospitais e policlínicas e percebendo que temos como avançar na criação de novos serviços. Para adiantar essa consolidação dos hospitais polo, sobretudo com a diminuição dos índices da pandemia de Covid-19, intensificamos a aproximação com os municípios”, ressalta o secretário executivo Ivan Coelho.

Polo de cirurgias e novos leitos de UTIs

Em Limoeiro do Norte, as adequações do hospital São Raimundo permitirão a implementação de novas clínicas (Clínica Geral, Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria e Anestesia); serviço cirúrgico 24 horas com procedimentos eletivos sendo iniciados em agosto de 2021; Centro de Imagem com tomógrafo, que será doado pela Sesa, e Ultrassonografia. Além disso, há previsão de habilitação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) clínicas e integração do sistema informatizado da gestão hospitalar. A projeção é de finalizar a incorporação dos novos serviços até dezembro.

Na Policlínica Judite Chaves Saraiva, o plano vislumbra a ampliação do atendimento obstétrico de risco e otimização da oferta ambulatorial existente. Também é objetivo da Sesa retomar as cirurgias eletivas e criar um Centro de Reabilitação no local.

O secretário da Saúde de Limoeiro do Norte, Júnior Ibiapina, avalia que a incorporação de novos serviços beneficiará toda a região. “A reunião de hoje foi um momento muito construtivo. Tivemos uma boa impressão do trabalho a ser executado daqui pra frente. Foi construída a possibilidade de voltar a funcionar um polo regional de cirurgias em Limoeiro, com procedimentos 24 horas, assim como a vinda de outras clínicas e equipamentos de imagem para auxiliar os atendimentos. Isso trará benefício para a população da cidade e de toda a região”.

Mais serviços

O Hospital e Casa de Cuidados de Russas passará a oferecer Clínica Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria, Neonatologia, Traumatologia e Anestesia). Também serão retomadas as cirurgias eletivas em agosto, com serviço 24 horas, para diminuir a demanda reprimida durante a pandemia. A Sesa ofereceu tomógrafo para o Centro de Imagem e a implementação do sistema IntegraSH, de gestão hospitalar, incluindo formulário eletrônico. Está prevista ainda a habilitação de novos leitos de UTIs clínicas. Todas as entregas pactuadas na reunião dessa terça-feira estão programadas para 2021.

Como benefícios aos pacientes atendidos pela Policlínica Dr. José Martins de Santiago, a Sesa e o Consórcio Público de Saúde propõem consolidar a demanda de oferta de serviços oncológicos, melhorar os processos de laudos de diagnóstico por imagem, aumentar a oferta de especialidades, bem como de atendimento obstétrico de risco.

Para Sávio Gurgel, prefeito de Russas, a população deve ter, em breve, um alívio na espera por procedimentos cirúrgicos. “A tarde foi muito produtiva. Estamos com muitas pendências de cirurgias eletivas e a reunião estabeleceu metas produtivas para nosso hospital. Acredito que essa decisão vai facilitar muito o atendimento de toda a comunidade”.

 

Juazeiro do Norte alerta idosos sobre cadastro para a segunda dose da vacina

Idosos de 60 anos acima, que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, devem estar cadastrados no site Saúde Digital para a segunda dose.

Este grupo específico não precisa fazer o agendamento na plataforma do Governo do Estado do Ceará, pois o cadastro não foi exigido para aplicação da primeira dose em pessoas desta faixa etária.

No entanto, agora será necessário para que haja o registro da conclusão do esquema vacinal. As pessoas deverão se dirigir aos locais estabelecidos pela Secretaria da Saúde do município, nos dias e horários que serão informados, com o cartão de vacinação, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Crato: servidores municipais terão descontos em consultas com especialistas até 2024

A Prefeitura do Crato assinou na tarde da última segunda-feira, 19, termo de objeto comum com a Clínica Mais Saúde, onde serão ofertados descontos aos servidores municipais nos serviços realizados pela referida clínica.

Os servidores terão os seguintes serviços: consultas médicas; dermatologia; psiquiatria; psicologia; exames de medicina do trabalho; exames de ultrassonografia; exames de Papanicolau (exames de prevenção); fisioterapia; exames laboratoriais; e serviços de enfermagem.

A parceria com a Clínica Mais Saúde será até o dia 31 de dezembro de 2024. “É a Prefeitura do Crato buscando oportunizar descontos nos mais diversos serviços aos servidores municipais”, disse a gestão municipal.

Com presença virtual de Onélia Santana, Barbalha inaugura primeira Brinquedopraça do município

Por: Agência News Cariri

Foi inaugurada nesta terça (20/07), a primeira Brinquedopraça de Barbalha, localizada no Minha Casa Minha Vida (Barro Branco). O equipamento é um espaço de lazer para as crianças, com áreas cercadas de 240m², com piso anti-impacto emborrachado e sete brinquedos infantis: ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola.

A cerimônia de inauguração foi realizada através de live com a primeira-dama do estado e idealizadora do projeto, Onélia Leite Santana. Também participaram a Secretária de Proteção Social do Estado Socorro França, o prefeito Guilherme Saraiva (PDT), o vice-prefeito Vevé Siqueira (PT), o deputado estadual Fernando Santana (PT), o Secretário de Desenvolvimento Social do município, Sandoval e vereadores da base aliada ao prefeito.

“Queremos agradecer o nosso Governador Camilo por mais esse benefício para a cidade e claro, a nossa Primeira-dama Onélia, que é idealizadora desse projeto, e a parceria com o Prefeito Dr. Guilherme e a gestão. Um equipamento como esse é importante não só para as crianças mas para toda a família, pois fortalece ainda mais os vínculos entre todos que estão no seio familiar”, afirmou o deputado Fernando Santana em suas redes sociais.

“Essa é a primeira inauguração que fazemos na nossa gestão e é graças a essa parceria que estamos conseguindo avançar em tão pouco tempo. Esse é um importante passo de um trabalho social que queremos realizar com o público infantojuvenil.”, disse o gestor barbalhense, Guilherme Saraiva.