Projetos de auxílio e prevenção da diabetes, de autoria do Deputado Fernando Santana, são aprovados na Assembleia

A Assembleia Legislativa acaba de aprovar projetos que buscam a prevenção da diabetes e auxiliar pessoas que já convivem com a doença. Os textos, de autoria do Deputado Fernando Santana (PT), têm caráter indicativo e aguardam sanção do Governador Camilo Santana para entrarem em vigor.

O projeto 29/2020, sugere a garantia de atendimento prioritário ao diabético em toda rede pública e privada de saúde durante realização de exames de jejum total. A medida visa atenuar um possível agravamento do quadro da pessoa diabética, uma vez que os níveis de açúcar no sangue desses pacientes não podem ficar muito baixos e para isso a alimentação adequada e nos horários corretos é essencial.

“Em média o jejum total exigido na maioria dos exames é de doze horas. Um atendimento mais rápido, diminuindo o tempo de jejum, evitará complicações e o agravamento do quadro clínico do diabético, causando mal estar, tontura, desmaios e outros sintomas mais sérios” explica Fernando Santana.

Outro projeto de indicação sobre a doença é o 31/2021, que  dispõe sobre a realização de exame anual nos alunos da rede pública estadual de ensino com objetivo de prevenção do diabetes e a promoção de campanhas educativas.

A lei diz que o exame deve ser gratuito e realizado por profissionais da área de saúde do Estado, através de convênio entre as Secretarias da Saúde e da Educação. O parlamentar destaca que “nos casos específicos que o aluno obtiver resultado positivo, a Secretaria da Saúde do Estado disponibilizará meios de assistência médica para complementação do diagnóstico e tratamento adequado”.

Para Fernando, é importante que a diabetes seja diagnosticada em suas fases iniciais, nas crianças, para que o tratamento seja realizado o mais breve possível, já que muitas vezes a enfermidade não produz sintomas desde o começo.

Saiba Mais

O parlamentar já tinha na Casa um projeto de indicação também sobre os cuidados da pessoa com diabetes. No projeto 21/19, votado e aprovado em plenário em junho de 2019, Fernando defende o fornecimento de cardápio específico a alunos portadores de diabetes nas escolas da rede pública de ensino do estado do Ceará.

Campanha de vacinação contra a gripe terá professores como público-alvo

Em parceria com a Secretaria de Saúde – Sesau, a Secretaria Municipal de Educação – Seduc irá disponibilizar três escolas para a campanha de vacinação contra a gripe, que tem os professores, das redes pública e privada, como um dos públicos-alvo da 2ª fase.

A vacinação acontecerá na próxima quinta-feira, 13, das 8h às 16h, nas seguintes unidades: Escolas Padre Cícero, João Alencar de Figueiredo e Manoel de Castro Filho.

Para receber o imunizante é necessário apresentar RG, Cartão do SUS e um comprovante de atuação como professor (carteira de trabalho ou contracheque).

Centec oferta 600 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em cinco cidades

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas, de 10 de maio a 10 de junho, para cursos técnicos e tecnológicos gratuitos em cinco cidades: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante. As inscrições são on-line em www.centec.org.br.

As aulas acontecem nas Faculdades de Tecnologia (Fatec) Sertão Central e Cariri e nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante, unidades do Centec mantidas através de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Durante o período de isolamento social, as aulas estão acontecendo através do ensino remoto, porém todos os cursos são presenciais. As vagas ofertadas são para diferentes turnos do semestre 2021.2, sendo 510 para cursos técnicos de nível médio e 90 para cursos superiores de tecnologia, totalizando 600 vagas. Confira a seguir o quadro de vagas:

UNIDADE DO CENTEC CURSO TURNO VAGAS
Fatec Cariri 

(Juazeiro do Norte)

 

Técnico em Eletrotécnica

Noite 45
 

Técnico em Eletroeletrônica

Noite 45
 

Técnico em Mecânica

Noite 45
 

Técnico em Meio Ambiente

Noite 45
CVTEC Crato Técnico em Gastronomia Tarde 30
Noite 60
CVTEC São Gonçalo do Amarante Técnico em Eletromecânica  

Tarde

 

 

35

 

Noite

 

 

35

Técnico em Metalurgia  

Noite

 

 

35

Técnico em Meio Ambiente  

Tarde

 

 

35

 

Noite

 

 

35

CVTEC Barbalha Técnico em Meio Ambiente Tarde  

35

 

Técnico em Agricultura Manhã  

35

 

Quixeramobim 

(Fatec Sertão Central)

Superior de Tecnologia em Alimentos Noite 45
Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio Noite 45

Seleção

A seleção de alunos para os cursos superiores será por meio de uma prova on-line (redação) que ficará disponível no Sistema de Inscrições do Centec e com duração de duas horas. 50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas municipais ou estaduais, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e 3% para pessoas com deficiência. Já o processo seletivo para os cursos técnicos se dará por meio de análise do histórico escolar.

Calendário
Inscrição: 10 de maio a 10 de junho de 2021
Divulgação do resultado: 24 de junho (cursos superiores) 25 de junho (cursos técnicos)
Matrícula: 1 e 2 de julho
Início das aulas: 2 de agosto

FATEC SERTÃO CENTRAL
Endereço: Av. Geraldo Bizarria de Carvalhos s/n, Km2 – Distrito Industrial, Quixeramobim
Telefone: (88) 3441-1320
E-mail: fatec_scvestibular@centec.org.br

FATEC CARIRI
Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/nº – Triângulo, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 9 9927-6757 / 3566-4048 / 3566-4053
E-mail: fatec_cariri@centec.org.br

CVTEC CRATO
Endereço: Rua Padre Cícero, 1260 – São Miguel, Crato
Telefone: (88) 9 8888-0081 / 3521-4690
E-mail: cvtec_crato@centec.org.br

CVTEC BARBALHA
Endereço: Av. José Bernardino Cavalcante Leite, km 4, s/n, Bairro Buriti, Barbalha
Telefone: (88) 9 9237-2129 / 3532-0801
E-mail: cvtec_barbalha@centec.org.br

CVTEC SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Endereço: Estrada da Liberdade, s/n – Bairro da Liberdade, São Gonçalo do Amarante
Telefone: (85) 9 8757-0753 / 3315-4503
E-mail: cvtec_saogoncalo@centec.org.br

Solidariedade: troca de vacinas por alimentos gera mais de 2 toneladas em doações no Crato

Despertando o espírito solidário junto à população, a campanha “Vacina Crato Solidário – Receba Vacina, Doe Amor”, de iniciativa da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e a Secretaria de Saúde, atingiu mais de 2 toneladas de alimentos arrecadados.

Com essa quantidade arrecadada, já foram entregues 252 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, nos mais diversos bairros e distritos, entre eles, Alto da Penha; Muriti; Gisélia Pinheiro (Batateira); Seminário; Vila Alta; Ponta da Serra; e Santa Fé.

Com a doação de 1kg de alimento não perecível, a campanha está sendo realizada nos Drive-Thru da Vacinação, que acontecem no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Centro de Vacinação, localizado no campus do curso de Direito da URCA; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde acontecem as vacinações e funcionarão como locais de recebimento dos alimentos.

O trabalho tem recebido a cada dia a adesão maior da população. As famílias beneficiadas são de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Juazeiro do Norte ganha novo Delegado Regional; saiba quem é

O Ministério Público do Ceará (MPCE) promoveu, na tarde desta segunda-feira (10/05), reunião por videoconferência, através da Plataforma Microsoft Teams, para apresentar às Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte o novo delegado regional do município, Manuel Inácio Torres Neto. A iniciativa visa à maior integração entre Ministério Público e Polícia Civil na busca do aprimoramento da Justiça Criminal.

No encontro, estavam presentes os promotores de Justiça com atribuição criminal no Município: Gustavo Henrique Cantanhêde Morgado (1ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte), André Luiz Simões Jácome (4ª Promotoria de Justiça), Juliana Silveira Mota Sena (6a Promotoria de Justiça), Alessandra Magda Ribeiro Monteiro (1ª Promotoria de Justiça), Flávio Corte Pinheiro de Sousa (13ª Promotoria de Justiça), José Silderlandio do Nascimento (8ª Promotoria de Justiça), André Augusto Cardoso Barroso (15ª Promotoria de Justiça) e Geraldo Nunes Laprovítera Teixeira (11ª Promotoria de Justiça).

Pela Polícia Civil, participaram os delegados Felipe Marinho Correia de Oliveira, titular do Núcleo de Repressão ao Tráfico, e Helder Cassiel Ramos de Brito, titular do Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Na oportunidade, o delegado regional, Manuel Inácio, apresentou a forma de distribuição das atribuições internas da Delegacia de Juazeiro do Norte, sendo pontuadas algumas problemáticas enfrentadas pela Polícia Civil na condução dos procedimentos investigatórios. Os membros do Ministério Público, por sua vez, discorreram sobre algumas demandas ministeriais específicas.

Crato: Festejos de Nossa Senhora de Fátima terão transmissão em rede nacional, dia 13

Buscando impulsionar o turismo religioso do município do Crato, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, apoia os festejos de Nossa Senhora de Fátima, com início nesta segunda-feira (10) até a próxima quinta-feira (13).

A abertura das comemorações iniciou às 18h de ontem, no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, com recitação do santo terço, tríduo em honra à Nossa Senhora de Fátima e a santa missa celebrada pelo Pe. Monteiro. Importante destacar que as celebrações seguem os critérios de segurança e distanciamento contra a Covid-19.

Com o objetivo de atender os fieis caririenses nessa importante data e propagar o turismo religioso, o secretário de Turismo, Rafael Branco, explicou que foi feito com contato com a TV Evangelizar para que a santa missa, do dia 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, fosse transmitida nacionalmente.

De acordo com o Secretário, a repercussão será um ganho para emplacar o turismo religioso no município, com a vinda de fiéis de todo o País para conhecer o santuário, o que deverá acontecer no pós-pandemia.

A programação do dia 13 acontecerá no Monumento de Nossa Senhora de Fátima e contará com a transmissão da missa pela TV Evangelizar, às 6h, em seguida recitação do rosário. Será celebrada missa às 6h, às 12h, às 17h e às 19 h e coroação da imagem de N. Sra. de Fátima.

Feminicídio no Crato: delegado do caso aponta crime passional; veja o vídeo

Por: Lucas Gonçalves / Agência News Cariri

O delegado titular da delegacia regional de polícia civil do Crato, Diogo Galindo, afirmou em coletiva na manhã de hoje, que a polícia não descarta a possibilidade de crime passional, uma vez que a motivação do crime pode ter sido ocasionada pela não aceitação do fim do relacionamento do casal.

Em sua fala, o delegado também disse que o autor do crime possuía apenas passagem pela polícia pelo crime de receptação, não havendo outras queixas policiais contra o mesmo. Cícero e Alina eram empresários de Ramos distintos e deixam dois filhos, uma menina de 3 anos e um garoto de 13 anos de idade.

Segundo informações preliminares, o casal Cícero e Alina de 43 e 26 anos respectivamente, estavam em um momento conflituoso na relação.

O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (11), quando Cícero alvejou sua companheira com dois tiros à queima-roupa dentro do seu carro e em seguida se matou.

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

Recomendação saiu em nota emitida pela agência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro decidiu suspender a vacinação de gestantes e puérperas na cidade até que “a investigação do caso de evento adverso em gestante seja finalizada pelo Ministério da Saúde e o Programa Nacional de Imunizações se pronuncie”.

São Paulo

Devido a essa orientação da Anvisa, a prefeitura de São Paulo suspendeu preventivamente a aplicação de vacinas contra covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para gestantes. A suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação por meio do PNI.

A vacinação contra a covid-19 permanece em andamento e ganhou novos públicos elegíveis nesta terça-feira (11): metroviários, ferroviários, mães de recém-nascidos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inscritos no Benefício de Prestação Continuada (entre 55 e 59 anos).

Texto atualizado com os dois últimos parágrafos, que tinham sido publicados originalmente como uma matéria à parte. Os textos foram incorporados em uma única matéria por tratarem do mesmo assunto. Posteriormente, às 9h45, foi incluído parágrafo com informações sobre o Rio de Janeiro.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL

Auxílio Cesta Básica: trabalhadores só têm até sexta-feira (14) para se cadastrar

O período de cadastramento dos profissionais contemplados com o Auxílio Cesta Básica, no valor de R$ 200 para compra de produtos alimentícios, encerra-se na próxima sexta-feira, 14 de maio. O auxílio é um benefício do Governo do Ceará para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus. As inscrições estão sendo feitas no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Para acessar o formulário, clique em www.sps.ce.com.br

O benefício será pago por meio de cartão-alimentação, em duas parcelas de R$ 100, e vai beneficiar 150 mil profissionais que tiveram a renda reduzida em decorrência da pandemia.

O Auxílio Cesta Básica é destinado a trabalhadores de transporte alternativo e escolar, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas. Ao se inscrever, o interessado deve anexar foto do RG, comprovante de residência ou declaração; folhas da Carteira de Trabalho (CTPS) que indiquem não haver vínculo empregatício ou outro documento que possibilite essa comprovação; e documentos que comprovem o exercício da atividade profissional.

“A exemplo do Vale Gás Social, distribuído para 255 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, o Auxílio Cesta Básica é mais um benefício que o Governo do Estado concede para minimizar os efeitos da pandemia, no orçamento de milhares de trabalhadores cearenses. É muito importante que os profissionais não deixem para fazer o cadastramento, na última hora, e que aproveitem essa oportunidade”, destaca a titular da SPS, Socorro França. Os cartões alimentação serão entregues aos beneficiados, tão logo as informações cadastrais sejam validadas pela SPS.

Ex-bolsista do programa Primeiro Passo é nomeado como Secretário Executivo de Planejamento da SDA

O Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (7) informou da nomeação de Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior como novo Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O ato do governador Camilo Santana consagra o perfil técnico de um colaborador há 16 anos no Sistema Estadual de Agricultura que chegou à SDA como bolsista do Programa Primeiro Passo.

Taumaturgo Júnior iniciou sua trajetória em maio de 2005, quando ainda era aluno de escola pública (Liceu do Ceará), através do programa de inclusão social para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente o programa é coordenado Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Em 2007, Júnior foi efetivado como colaborador, após conclusão do estágio, tendo atuado durante 10 anos na área de orçamento e finanças públicas da SDA. Neste período graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO).

Em 2016, foi nomeado como Coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, tendo oportunidade de contribuir decisivamente no planejamento das áreas programáticas e instrumentais. Desempenhou papel relevante na modernização dos processos administrativos implantados na SDA e no assessoramento direto a alta direção da SDA, nas reuniões com o Governador e nas mais diversas instâncias deliberativas do governo.

Agora, diante do novo desafio, Taumaturgo Júnior destaca o foco em colaborar mais com a gestão pública. “Tenho por meta concentrar esforços para tornar a Secretaria ainda mais eficiente, sempre convergindo com os demais gestores, com o foco em apoiar e desenvolver as políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar cearense”, destacou.