Rússia promete ao Brasil dados necessários sobre a Sputnik V

Diretoria Colegiada da Anvisa rejeitou, na segunda-feira, pedido para importação de doses da vacina russa contra covid-19

A Rússia está disposta a fornecer ao Brasil as informações necessárias para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize o fornecimento e uso da vacina contra a covid-19, Sputnik V, disse o Kremlin nesta terça-feira (27).

“Os contatos continuarão. Se não houver dados suficientes, eles serão fornecidos, não há dúvida”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, durante entrevista coletiva.

Ontem, a Anvisa negou a autorização emergencial para a importação da vacina russa, tendo em vista que o pedido para seu uso carece da documentação que era exigida a outros fabricantes.

O porta-voz do Kremlin defendeu a Sputnik V, afirmando que já há informações suficientes sobre a eficácia da vacina russa, que é de 97,6%, de acordo com os dados recolhidos pelos desenvolvedores com base na taxa de infecção registrada nos vacinados na Rússia com ambos os componentes entre 5 de dezembro de 2020 e 31 de março de 2021.

“A experiência já é muito extensa. Muitos dados foram coletados que indicam que é a vacina mais eficaz do mundo e a mais confiável”, disse.

Dmitry Peskov afirmou que a demanda externa pela Sputnik V, que está registrada em 61 países até o momento, é muito alta e os envolvidos na sua produção “trabalham em regime de emergência” e aqueles que têm contatos no exterior para sua comercialização e fabricação também.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, indicou que a fabricante russa não entregou o “laudo técnico completo” do imunizante, que carece de homologação no Japão, Europa e Estados Unidos, países que nesse tipo de situação automaticamente endossariam a aprovação de qualquer medicamento no Brasil.

A apresentação do registro da vacina concedida pelo Ministério da Saúde russo e por governos de países como México e Argentina não contava com as informações “básicas” exigidas pela Anvisa e, segundo Barra Torres, foi impedida uma visita técnica às instalações do Instituto Gamaleya, que desenvolve a vacina.

Fonte: R7

Ceará participa da construção do Programa Nacional de Hidrogênio

O secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura – Seinfra, Adão Linhares, participou da 2a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em que foi apresentada proposta de diretrizes para a construção do Programa Nacional de Hidrogênio. O secretário contribuiu como membro representante oficial dos Estados e Distrito Federal, aprovando a iniciativa do Conselho.

Segundo Adão, o país tem uma grande diversidade e um enorme potencial de fontes energéticas disponíveis para a produção de Hidrogênio. “A Região Nordeste, em especial, tem muito a contribuir nesse processo, pelo seu potencial, já comprovado, de geração eólica e solar fotovoltaica. E poder colaborar de forma mais próxima e efetiva com o conselho máximo de diretrizes políticas para o setor de energia é uma honra e uma extraordinária oportunidade. Os assuntos tratados são de suma importância não só para o Ceará, ou Nordeste, mas também todo o Brasil. Alinhados com a estratégia pioneira recém lançada que pretende tornar o Ceará um grande produtor de hidrogênio verde. Pra mim, é uma feliz oportunidade”, destaca.

Dentre os grandes atrativos do Ceará, as características de vento e sol são os principais potenciais que fazem do Estado pioneiro em geração de energia limpa e renovável. Com isso, a meta do Ceará é se tornar um produtor e fornecedor global de hidrogênio verde, estimulando mais investimentos em produção de fontes de geração renováveis e sustentáveis, incluindo o enorme potencial eólico offshore.

“Estamos honrados de ter a oportunidade de participar desse momento tão importante para o Brasil. Essa é uma ótima oportunidade para o país ser um “player” mundial como produtor e exportador de Hidrogênio Verde, com base no nosso potencial de geração de energia eólica on-e-offshore e solar fotovoltaica. Grande parte dessas potencialidades está concentrada no Nordeste, que também oferece as melhores condições logísticas para os mercados europeus e americano”, conclui Adão Linhares.

Participaram da reunião

Além do secretário Adão, como membro representante das secretarias de Minas e Energia dos estados, a reunião contou com a presença do ministro Bento Albuquerque, presidente do CNPE; ministros do Governo; além de representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e dos demais ministérios que compõem o CNPE.

Polícia Civil autua seis pessoas por descumprimento de medidas sanitárias e encerra festa com gravação de DVD em Quixadá

Festas clandestinas, bebidas alcoólicas e aglomerações. Esses foram os cenários que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) se deparou em alguns pontos na cidade de Quixadá – pertencente à Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado, no último fim de semana. Os eventos, que foram todos encerrados em ofensivas realizadas pelos agentes de segurança, tiveram início ainda na sexta-feira (23). Até uma festa que ocorreria a gravação de um DVD foi encerrada. O trabalho operacional resultou nas autuações de seis pessoas por infração de medidas sanitárias preventivas de combate ao coronavírus (Covid-19).

Os trabalhos dos policiais civis tiveram início ainda na tarde da última sexta-feira (23), quando os agentes foram informados de que uma festa era realizada na zona rural de Quixadá, em um espaço privado. Deslocando-se até imóvel, os investigadores constataram a veracidade dos fatos. Cerca de 20 pessoas estavam no local. Ainda na casa, quatro pessoas foram conduzidos à delegacia, onde um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprimento de medidas sanitárias preventivas.

Em um trabalho continuado e de prevenção, já no sábado (24), os policiais civis souberam que seria realizada uma live, com gravação de um DVD de uma banda de forró local, em um espaço particular. Desse modo, os policiais civis foram até o endereço e confirmaram que o local seria usado para a realização do evento musical. Eles orientaram os organizadores da festa a não realizarem as gravações. Os envolvidos foram dispersados e o evento nem chegou a ser iniciado.

Ontemdomingo (25), já no terceiro dia de operação, na localidade de Várzea da Onça, os policiais civis se deslocaram até um estabelecimento comercial, onde funciona um bar. Lá eles se depararam com cerca de 15 pessoas que estavam consumindo bebida alcoólica. Além da aglomeração, carros que estavam com som automotivo tiveram os equipamentos apreendidos. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia e autuadas por descumprirem medidas sanitárias.

Faça sua parte!

A população pode e deve colaborar para que as medidas sanitárias sejam cumpridas, diminuindo as chances de novas contaminações durante o período de vigência dos decretos. Fique em casa com seus familiares, redobre os cuidados com a higiene pessoal e informe, por meio dos canais de denúncias dos órgãos de fiscalização, os locais onde ocorrem aglomerações e o descumprimento do decreto estadual com medidas para evitar a proliferação do coronavírus.

Denúncias

A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 por meio dos telefones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587, da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e por meio do 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

MPCE pede condenação de médico pela morte da digital influencer Liliane Amorim

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Crato, denunciou o médico Benjamim Alencar por homicídio culposo da digital influencer Liliane Amorim. Conforme o MPCE, Benjamim Alencar agiu de forma imprudente e negligente, tendo violado ainda as regras técnicas de sua profissão e o dever jurídico de cuidado e proteção que sua condição de médico lhe impunha em relação à integridade física, à saúde e a vida da paciente, após a realização do procedimento de lipoaspiração.

Na denúncia, ajuizada pelo MPCE em 31 de março de 2021, a 2ª Promotoria de Justiça de Crato faz um resumo dos fatos ocorridos entre o dia 9, quando o procedimento de lipoaspiração foi realizado, e o dia 24 de janeiro, data em que Liliane Amorim veio a óbito. De acordo com o MP Cearense, Benjamim Alencar agiu de forma imprudente ao conceder alta médica à vítima apenas 13h após o término do procedimento cirúrgico e ao autorizar a saída da paciente do hospital mesmo diante de reiteradas queixas de Liliane de fortes dores, sonolência e dificuldade até mesmo para se comunicar verbalmente.

Para o MPCE, o denunciado agiu com negligência durante o pós-operatório, visto que “não realizou um atendimento presencial sequer desde a precipitada alta médica, vindo a encontrar a paciente apenas no dia 17 de janeiro de 2021, na UTI onde Liliane estava internada, quando tinha por lei obrigação de cuidado com a vítima”. Além disso, Benjamim foi negligente ao não atentar e desconsiderar as reiteradas queixas de dor, sonolência e cansaço por parte da vítima, chegando a insinuar que isso era “manha” da paciente.

Na peça acusatória, a 2ª Promotoria de Justiça de Crato ressalta, ainda, a omissão negligente do profissional com a paciente, visto que Benjamim Alencar, mesmo diante de reiteradas queixas da vítima, orientou que não levassem Liliane para uma emergência, tendo voltado atrás, depois de certa resistência, e indicado que a digital influencer fosse levada para um hospital público.

“Portanto, o denunciado, mediante uma série alternada de ações e omissões […] provocou o previsível resultado morte da vítima Liliane dos Santos Amorim, o qual se concretizou em decorrência exclusiva das condutas que adotou e deixou de adotar, cada uma a seu tempo, cuja tipicidade encontra eco na legislação penal brasileira”, reitera o MPCE na denúncia.

Diante do exposto, o MPCE pediu a condenação de Benjamim Alencar pela prática de homicídio culposo, com base no artigo 121, parágrafos 3º e 4º, e artigo 18, inciso II, combinados com o artigo 13, parágrafo 2º, inciso II, ‘a’, todos do Código Penal Brasileiro.

Juazeiro do Norte: terreno público que havia sido invadido é recuperado pela prefeitura

O poder público municipal de Juazeiro do Norte tem atuado para recuperar imóveis da municipalidade que estavam sendo apossados ilegalmente, em vários locais da cidade. Nesta segunda-feira, 26, mais um terreno foi recuperado, no bairro Pedrinhas.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro, Doriam Lucena, esteve no local, após denúncias de populares, e constatou que uma pessoa já havia construído um muro em volta do espaço que, de acordo com ele, está destinado à construção de uma praça.

“O terreno ocupado fica em frente à escola municipal Doralice de Figueiredo e ao posto de saúde do bairro. Amanhã, será derrubado o muro construído ilegalmente e realizada a limpeza do terreno, que é uma área institucional”, afirma o secretário.

Quixadá é o quinto município cearense a decretar lockdown; infecções dispararam nas últimas semanas

O isolamento social restritivo vigora até o próximo dia 2 de maio

Quixadá é o quinto município cearense a decretar lockdown; infecções dispararam nas últimas semanas

O isolamento social restritivo vigora até o próximo dia 2 de maio

Legenda: A medida entre em vigor a partir da meia-noite deste sábado
Foto: Márcio Guedes

O município de Quixadá, no Sertão Central, decretou nesta sexta-feira (24), isolamento social restritivo. A medida passa a vigorar a partir da meia-noite de sábado (24) e se estende até o próximo dia 2 de maio. A cidade se junta a Lavras da Mangabeira, Baturité, Capistrano e Pacoti, que também decretaram lockdown mesmo após a flexibilização do decreto estadual.

Segundo a secretária da Saúde do Município, Benedita Oliveira, a decisão decorre do aumento expressivo de casos na cidade nos últimos dias.

De acordo com dados do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, Quixadá atingiu, no último dia 17, a segunda maior média móvel de casos desde o início da pandemia (42,57). O número só fica atrás da média móvel do dia 21 de maio do ano passado: 50,57.

Ao todo, já são 6.102 infecções na cidade e 105 óbitos. Somente neste mês de abril, Quixadá já registrou 685 novos casos. Em abril do ano passado, ao longo de todo o mês, foram 121. Os dados são do IntegraSus.

Esta é a segunda medida adotada no Município, em menos de uma semana, na tentativa de frear o rápido avanço do vírus. Na terça-feira passada, dia 20, Quixadá proibiu a venda de bebida alcoólica em todo seu território. Agora, com o decreto de lockdown, apenas os serviços essenciais podem funcionar. São eles:

  • Supermercados e padarias,
  • Farmácias,
  • Postos de combustível,
  • Serviços médicos,
  • Correios,
  • Revendedores de água e gás,
  • Funerárias,
  • Empresas distribuidoras de energia,
  • Segurança privada

O uso de espaços públicos estará proibido no período de vigência do lockdown. Igrejas e academias não poderão abrir. Ainda segundo o decreto municipal, carros de transporte alternativo de passageiros da zona rural estão com circulação suspensa.

Conforme o documento, divulgado na noite desta sexta (23), “as forças de segurança municipal, agentes de trânsito e a Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq) farão o monitoramento e controle do cumprimento das medidas decretadas”.

Fonte: Diário do nordeste

Unimed Cariri lança promoção especial para o Dia das Mães; saiba detalhes

Em comemoração ao Dia das Mães, a ser celebrado no segundo domingo de maio (09/05), a Unimed Cariri lançou uma promoção imperdível: planos de saúde com adesão grátis para as mamães até o dia 31/05. A oferta é valida para todos os planos pessoa física, individuais, familiares e coparticipação.

De acordo com a diretoria da empresa, o objetivo da promoção é fazer com que os filhos possam homenagear suas mães “retribuindo o cuidado que eles sempre tiveram por eles ao longo da vida”.

Em meio à pandemia de Covid-19, ficou mais eminente a necessidade de se ter assistência à saúde de qualidade garantida. A Unimed Cariri, que possui um grupo de mais de 400 médicos cooperados, clínicas associadas e hospital próprio, oferece a mais ampla rede de atendimento na região.

Para garantir a adesão aos planos disponíveis, basta acionar o atendimento da empresa via telefone (88) 3566.2031 ou através do whatsapp (88) 9 9791.4444.