Quixadá é o quinto município cearense a decretar lockdown; infecções dispararam nas últimas semanas

Legenda: A medida entre em vigor a partir da meia-noite deste sábado Foto: Márcio Guedes

Publicidade

O isolamento social restritivo vigora até o próximo dia 2 de maio

Quixadá é o quinto município cearense a decretar lockdown; infecções dispararam nas últimas semanas

O isolamento social restritivo vigora até o próximo dia 2 de maio

Legenda: A medida entre em vigor a partir da meia-noite deste sábado
Foto: Márcio Guedes

O município de Quixadá, no Sertão Central, decretou nesta sexta-feira (24), isolamento social restritivo. A medida passa a vigorar a partir da meia-noite de sábado (24) e se estende até o próximo dia 2 de maio. A cidade se junta a Lavras da Mangabeira, Baturité, Capistrano e Pacoti, que também decretaram lockdown mesmo após a flexibilização do decreto estadual.

Segundo a secretária da Saúde do Município, Benedita Oliveira, a decisão decorre do aumento expressivo de casos na cidade nos últimos dias.

De acordo com dados do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, Quixadá atingiu, no último dia 17, a segunda maior média móvel de casos desde o início da pandemia (42,57). O número só fica atrás da média móvel do dia 21 de maio do ano passado: 50,57.

Ao todo, já são 6.102 infecções na cidade e 105 óbitos. Somente neste mês de abril, Quixadá já registrou 685 novos casos. Em abril do ano passado, ao longo de todo o mês, foram 121. Os dados são do IntegraSus.

Esta é a segunda medida adotada no Município, em menos de uma semana, na tentativa de frear o rápido avanço do vírus. Na terça-feira passada, dia 20, Quixadá proibiu a venda de bebida alcoólica em todo seu território. Agora, com o decreto de lockdown, apenas os serviços essenciais podem funcionar. São eles:

  • Supermercados e padarias,
  • Farmácias,
  • Postos de combustível,
  • Serviços médicos,
  • Correios,
  • Revendedores de água e gás,
  • Funerárias,
  • Empresas distribuidoras de energia,
  • Segurança privada

O uso de espaços públicos estará proibido no período de vigência do lockdown. Igrejas e academias não poderão abrir. Ainda segundo o decreto municipal, carros de transporte alternativo de passageiros da zona rural estão com circulação suspensa.

Conforme o documento, divulgado na noite desta sexta (23), “as forças de segurança municipal, agentes de trânsito e a Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq) farão o monitoramento e controle do cumprimento das medidas decretadas”.

Fonte: Diário do nordeste

Publicidade

Leia também