Anvisa aponta riscos e reprova importação da Sputnik V

Diretores da agência citaram falta de dados básicos de segurança e recusaram pedido de estados para a vacina produzida pela Rússia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negou, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (26), o pedido de importação da Sputnik V, vacina russa contra a covid-19. O pedido já havia sido feito por 14 estados brasileiros, incluindo dois municípios do Rio de Janeiro.

A agência foi obrigada a decidir sobre as solicitações após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, em atendimento a ações de estados brasileiros, entre estes alguns que já haviam comprado a vacina e buscavam aplicá-la por conta prória.

A decisão unânime dos cinco diretores teve críticas à falta de dados e a falhas graves de segurança da vacina.

O diretor-relator Alex Machado afirmou que em nenhum dos pedidos de importação foi apresentado o relatório técnico da Sputnik V produzido por autoridades sanitárias internacionais que pudesse atestar que a vacina atende a padrões de qualidade, de eficácia e de segurança pré-estabelecidos. Essa é uma das prerrogativas da Lei n º14.124, que facilita a aquisição de imunizantes em caráter excepcional em razão da pandemia de covid-19.

“Se não há a apresentação do relatório técnico […] a pergunta que eu faço é como deve se comportar o agente regulador numa situação dessa? […] Todas essas inconsistências e incertezas refletem nos dados de segurança e eficácia da vacina […] A discussão começa com um pedido de importação, mas nela não se resume, estamos tratando da segurança das pessoas”, afirmou o relator.

Além disso, Machado também destacou as falhas relacionadas ao controle da tecnologia usada para a fabricação do imunizante, a de adenovírus vetor. Segundo o diretor, a detecção do vírus replicante – e não o inativado, que não causa a doença – nas doses analisadas pela agência poderia trazer sérios riscos aos imunizados com o produto.

“A presença de vírus replicante diverge do perfil de qualidade das vacinas com base em adenovirus avaliados pela Anvisa até o momento […] e diverge também da apresentação da vacina Sputnik V, que garantiu a não replicação do vírus. Vírus não desejados estão na vacina e como o desenvolvimento não foi conduzido de forma a garantir a não replicação, a Sputnik V não cumpre o próprio critério estabelecido para seu desenvolvimento”, afirmou o relator.

Sobre a autorização em outros países, Machado ressaltou que, em sua maioria, os países não possuem participação em fóruns internacionais, nem contam com maturidade de avaliação pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, ele destacou que a Rússia vacinou apenas 8% da sua população, mesmo tendo uma vacina de fabricação própria.

“A vacina não está em uso em 23 países que a adquiriram […] e em outros, contam com baixo contingente de pessoas que a receberam, o que ainda não permite conclusões sobre a segurança da vacina”, destacou Machado.

O relator pontuou que na Eslováquia, o lote de vacinas disponibilizado pelo fabricante divergia do lote utilizado para o estudo publicado na revista científica The Lancet, que garantia a eficácia do imunizante em mais de 90% contra a covid-19.

Fonte: R7

Justiça impede Renan Calheiros de assumir relatoria da CPI

Senador é pai do governador de Alagoas, Renan Filho. Colegiado se reúne pela primeira vez nesta terça-feira (27)

A Justiça Federal de Brasília concedeu, nesta segunda-feira (26), liminar para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) assuma a relatoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia.

A ação foi movida pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na peça, a parlamentar, aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pedia para que senadores fossem impedidos de assumirem cargos na CPI caso se enquadrem nos casos legais de suspeição ou impedimento. Neste caso, Renan Calheiros, pai do governador do Alagoas, Renan Filho.

“Contudo, diante da proximidade do ato que se quer obstar (noticiado pelos meios de comunicação para a próxima terça-feira) e em prestígio ao direito de ação da autora, nobre Deputada Federal, que se soma à iminência do esvaziamento da utilidade do processo ou, no mínimo, o indesejável tumulto dos trabalhos da CPI da Covid-19, na hipótese da concessão futura do pedido de tutela de urgência formulado na inicial, é prudente, si et in quantum, determinar à ré que o nome do Senhor Senador Renan Calheiros, não seja submetido à votação para compor a CPI em tela, e isso somente até a vinda da manifestação preliminar sua e da Advocacia Geral da União no caso”, diz a decisão, assinada pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, titular da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

De acordo com a decisão, a suspensão do nome de Calheiros na relatoria da CPI ocorre “exclusivamente até a juntada das manifestações preliminares dos requeridos quanto ao pedido de tutela de urgência formulado pela autora, oportunidade em que será reapreciado o pedido no ponto, desta feita com mais subsídios fundados no contraditório das partes, tudo sem nenhum prejuízo para o prazo de contestação”.

O juiz solicita, ainda, a manifestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e Calheiros, este último no prazo de 72 horas. Além disso, quer ouvir também a AGU (Advocacia-Geral da União).

O nome de Calheiros na relatoria faz parte de um amplo acordo costurado pelo G7, grupo de senadores que compõem a comissão que são independentes e/ou oposição ao governo de Bolsonaro. Para a presidência e vice-presidência, estão os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), respectivamente. E a eleição para esses cargos ocorre nesta terça-feira (27).

Em suas redes sociais, o senador Renan Calheiros chamou a medida de “exdrúxula” e afirmou que vai entrar com recurso. “A decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado. Medida orquestradas pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho. A CPI é investigação constitucional do Poder Legislativo e não uma atividade jurisdicional”, escreveu.

Na última sexta-feira (23), Calheiros havia anunciado ser parcial para analisar qualquer tema que envolva Alagoas na CPI da Pandemia, que investigará possíveis omissões do governo federal no combate à covid-19 e os repasses de verbas federais para Estados e Municípios.

“Desde já me declaro parcial para tratar qualquer tema na CPI que envolva Alagoas. Não relatarei ou votarei. Não há sequer indícios quanto ao estado, mas a minha suspeição antecipada é decisão de foro íntimo”, afirmou.

Fonte: R7

Brasil registra 1.139 mortes por covid e 28.636 novos casos em 24h

Mais de 12 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19 no país; número de mortes ultrapassa a marca de 390 mil

O Brasil registrou, nesta segunda-feira (26), 1.139 mortes por covid e 28.636 novos casos, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Com o balanço de hoje, o país contabiliza 391.936 mortes e 14.396.423 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de recuperados supera a marca de 12 milhões.

Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,7% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 186,5. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 2.465 e a média móvel de novos casos é de 56.533.

O Vacinômetro do R7 mostra que 29.385.514 pessoas receberam a primeira dose das vacinas contra a covid-19 no país, o que corresponde a 13,88% da população, sendo que 12.978.579 já receberam a segunda dose e estão completamente imunizadas.

Fonte: R7

Morre conhecido empresário do ramo de piscinas no CraJuBar, um mês após contrair COVID-19

Por: Lucas Gonçalves / Agência News Cariri.

Faleceu na tarde desta segunda-feira (26), no Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha-CE, o empresário do ramo de piscinas, Cláudio Feijó Gondin, de 47 anos. Pelo ramo em que atuava, Cláudio era conhecido em toda região por Cláudio das Piscinas.

Internado um mês após contrair COVID-19, o empresário não resistiu à doença, vindo a óbito por volta das 15h30 de hoje. Cláudio das Piscinas era formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA), era divorciado e deixa dois filhos.

Cantor Caririense tem trabalho divulgado pelo perfil da Juliette A música inspirada na participante do BBB21 conta mais de 450 mil visualizações

Felipe Rodri, natural de Juazeiro do Norte, compôs música inspirada na participante do BBB21, Juliette Freire, que divulgou a música em suas redes sociais. Em menos de 24horas o vídeo atingiu mais de 450 mil visualizações.

“Fiquei completamente sem reação na hora que vi o repost. Um misto de sentimentos bons. Foi indescritível. Ser reconhecido por um trabalho autoral é tudo que um artista mais deseja”, disse Rodri.

O perfil da participante inclusive comentou na postagem:

A música, intitulada “É sobre ser cacto”, foi gravada em parceria com a amiga do cantor, Fernanda Rodrigues e fala um pouco da trajetória da participante no reality show. Para Felipe, a composição representa também o seu sentimento sobre ser nordestino, “um povo resistente e valente”.

Ouça agora:

https://www.instagram.com/p/COEDAe2BiIp/

Juazeiro: Prazo para recurso do edital Bolsa Esporte termina nesta segunda

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, informa que o prazo para interposição de recursos da Bolsa Esporte, do Programa Ceará Atleta, encerra nesta segunda-feira, 26. O recurso deverá ser protocolado pelo site oficial da Sejuv (www.esporte.ce.gov.br).

Na última sexta-feira, 23, a Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará, responsável pelo projeto, divulgou a retificação do edital que altera o cronograma de seleção do Programa. Agora, o resultado final será divulgado no dia 5 de maio.

Veja aqui retificação e o novo cronograma.

Título
1. RETIFICACAO-EDITAL-0012020-Bolsa-Esporte-ALTERACAO-CRONOGRAMA-Recuperado

Crato continua aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19

O Centro de Vacinação é o local de referência para essa ação

A Prefeitura do Crato segue aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos cratenses. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza além do Centro de Vacinação, no bairro São Miguel, as Unidades Básicas de saúde para agendamento

Conforme explica a gestora Marina Feitosa, o importante é que os cratenses completem o esquema de imunização.

Para quem recebeu a Coronavac, a pausa entre as duas vacinas é de 21 a 28 dias. Já a segunda dose da AstraZeneca deve ser aplicada entre 60 e 90 dias.

Para receber a segunda dose do imunobiológico, a pessoa deve apresentar obrigatoriamente o Cartão de Vacinação entregue no dia da primeira dose, além de documento com foto.

O Centro de Vacinação funciona no campus São Miguel, nas instalações do Curso de Direito da URCA, uma parceria com a Universidade Regional do Cariri. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Secretaria de Saúde do Crato destaca ainda que, quem tomou a primeira vacina, tem a segunda dose já disponível, e é preciso completar o esquema para garantir a imunização.

UTD está com inscrições abertas para cursos de programação na modalidade EaD

São 200 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de inscrição

A Universidade do Trabalho Digital (UTD), projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está com inscrições abertas para os cursos “Introdução à Programação” e “Linguagem de Programação PHP”, a serem ministrados na modalidade EaD. São 200 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados poderão se inscrever até esta terça-feira (27/4) no link eventos.sct.ce.gov.br/inscricoes.

A capacitação é voltada para quem já possui conhecimentos básicos em tecnologia informacional e necessita ou anseia qualificar-se de forma especializada na área de programação, mais especificamente conhecendo os conceitos fundamentais para desenvolvimento de programas.

É preciso, ainda, ter idade igual ou superior a 16 anos, ser alfabetizado, residir no Ceará, possuir e-mail para contato e uma máquina computacional para a prática e desenvolvimento do conteúdo mostrado em aula. Estão nos pré-requisitos também o interesse, o compromisso e a disciplina com as atividades do curso, com cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma.

Veja mais detalhes sobre os cursos

Curso – Introdução à Programação
Carga Horária: 60h
Período: 03/05/2021 a 06/06/2021
Quantidade de vagas: 100 (vagas preenchidas conforme ordem de inscrição)

Conhecimentos necessários:
Noções Básicas de Informática;
Noções Básicas de Matemática;
Noções Básicas de Raciocínio Lógico.

Conteúdo Programático: clique aqui
Cronograma: clique aqui

Curso – Linguagem de Programação PHP
Carga Horária: 60h
Período: 03/05/2021 a 06/06/2021
Quantidade de Vagas: 100 (vagas preenchidas conforme ordem de inscrição)

Conhecimentos necessários:
Noções Básicas de Informática;
Noções de Lógica de Programação;
Noções de HTML;
Noções de CSS;
Noções de PHP Básico.

Conteúdo Programático: clique aqui
Cronograma: clique aqui

Documentação necessária

No ato da inscrição, é necessário anexar as imagens do CPF, RG e comprovante de endereço, convertidos em um único arquivo (formato PDF) com tamanho máximo de 5MB e enviados por meio da plataforma de inscrição (o não envio dos documentos ou preenchimento incorreto de informações no ato da inscrição resultará no indeferimento da inscrição).

O resultado será divulgado no dia 29 de abril através do site www.sct.ce.gov.br e os alunos inscritos receberão um e-mail com dados de acesso ao conteúdo.

Sobre a UTD

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e que funciona com a parceria do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) na oferta de cursos gratuitos que vão desde uma formação básica até níveis mais avançados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A UTD está instalada no prédio Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza.

Serviço

Inscrições abertas para os cursos da UTD “Introdução à Programação” e “Linguagem de Programação PHP” na modalidade EaD

Período: de 23 a 27 de abril, pelo link eventos.sct.ce.gov.br/inscricoes
Mais informações: utd.sct@gmail.com

Cadastramento de empresas de alimentação fora do lar com contas de energia atrasadas tem prazo estendido

O prazo para as empresas do setor de bares, restaurantes e afins se cadastrarem para solicitar o pagamento de débitos em atraso nas contas de energia foi estendido até o dia 7 de maio. O benefício se refere ao pagamento de débitos de faturas vencidas desde o início da pandemia. A ação, prevista na Lei nº 17.429, de 24 de março de 2021, faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Ceará para amenizar os impactos econômicos sofridos pelas empresas do setor, devido às restrições necessárias ao enfrentamento do Coronavírus.

Os interessados no benefício devem realizar o cadastramento no site oficial da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), através deste link. Os solicitantes devem apresentar, no ato do cadastro, foto da fachada do estabelecimento e algumas informações, como o valor total do débito, CNPJ da empresa e o número do cliente, que consta na conta de energia. Outros documentos podem ser solicitados, ao longo do processo de análise, como cópias das faturas de energia em atraso. O formulário no site da Seinfra ainda possui campos que podem ser preenchidos com informações opcionais, como a quantidade de funcionários, faturamento anual e horário de funcionamento.

Quem tem direito

Terão direito ao benefício as empresas ou Microempreendores Individuais (MEIs) do referido setor que estejam em funcionamento e possuam débitos referentes a faturas de conta de energia vencidas no período compreendido entre março de 2020 e 20 de abril de 2021.
Para mais informações e detalhes sobre quais estabelecimentos estão enquadrados nos CNAEs principais (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), clique aqui.

Câmara de Juazeiro escolhe membros da CPI dos contratados apesar de tentativa de obstrução

 A sessão para a escolha dos membros da CPI só aconteceu após a segunda chamada já que três vereadores esvaziaram a reunião

A reunião de Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte para formar a Comissão Parlamentar de Inquérito, que visa investigar contratos temporários no município, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 26, na sede nova da Casa Legislativa, mesmo após tentativa de obstrução.

A CPI ficou definida com Capitão Vieira Neto (Presidente), Janú (Relator) e Yanny Brena (Secretária).

O Colégio de Líderes é composto por 12 vereadores. Dois faltaram: Cicinho Cabeleireiro (PSD) e Beto Primo (PSDB), sendo que o último justificou.

Na primeira chamada, nove compareceram: Yanny (PL), Raimundo Junior (MDB), Sargento Nivaldo (PTB), Ivanildo Rosendo (DC), Janu (Republicanos), Claudionor Mota (PMN), Rosane Macedo (Cidadania), Fábio do Gás (Rede), Rafael Cearense (Podemos). Os três últimos tentaram obstruíram a reunião deixando sem quórum.

Para se realizar a reunião precisa de quórum de sete vereadores do Colégio de Líderes, a metade mais um. A sessão foi obstruída com o esvaziamento por parte de três vereadores: Rosane Macedo (Cidadania), Fábio do Gás (Rede), Rafael Cearense (Podemos), mas na segunda chamada o vereador Firmino Calu (PSB) chegou e a reunião aconteceu.

Criação da CPI

A CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] tem a finalidade de investigar possíveis irregularidades nos contratos temporários de secretarias da Prefeitura Municipal.

Assinaram a CPI sete vereadores: Janu, Yanny, Ivanildo, Bilinha, e Nivaldo Cabral, Firmino Calu e Capitão Vieira Neto, autor da CPI.

Capitão Vieira Neto é o proponente da CPI. Ele acredita ter irregularidades nos contratos dos temporários e taxou de “Farra dos Contratados” a forma como a Gestão Municipal contrata os servidores temporários.

Pessoas com 63 anos recebem vacina nesta segunda (26) em Juazeiro do Norte

Nesta segunda-feira, 26, pessoas a partir de 63 anos poderão receber a 1ª dose vacina contra a Covid-19 em Juazeiro do Norte. Ao todo, haverá dez locais para aplicação da vacina, das 7h às 12h.

Os locais são a UBS 67 – Timbaúbas; UBS 07 – Lagoa Seca; UBS 20/35/44 – Triângulo; UBS 37 – Santo Antônio; UBS 18/24 – Pio XII; UBS 48/74 – José Geraldo da Cruz; UBS 41/42/68/70 – Pirajá; Cariri Garden Shopping; quadra do Ginásio Municipal e Faculdade de Medicina de Juazeiro – FMJ.
Para receber a vacina é necessário apresentar RG, CPF, cartão SUS, devidamente atualizado, e comprovante de residência.

Durante as ações de vacinação está acontecendo uma campanha de arrecadação de alimentos, parceria entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Programa Mesa Brasil, do Sesc. Os alimentos doados voluntariamente nos locais de vacinação serão revertidos para famílias juazeirenses em situação de vulnerabilidade social.